“O monitoramento através do CETV permite à Sejus acompanhar o dia-a-dia das unidades, beneficiando ações de inteligência e segurança, prevenindo possíveis tentativas de fuga ou outras anomalias no sistema penitenciário, para tanto os produtos da Axis nos oferece uma solução efetiva de monitoramento de imagens e de áudio com alta qualidade.“ Mário Jorge, responsável pelo projeto na SEJUS – Secretaria da Justiça.

Missão

Com objetivo de implantar uma solução de monitoramento em vídeo que controlasse à distância grande parte do sistema prisional do estado do Ceará, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-Ce), criou uma central de vídeo monitoramento IP em Fortaleza, na sua sede, que agregou alta qualidade de imagem, gerenciamento remoto e acesso às imagens em tempo real. Atualmente, esta sala monitora as principais unidades prisionais do Estado, incluindo as Casas de Privação Provisória de Liberdade 2, 3 e 4 em Itaitinga, as Cadeias Públicas nas cidades de Crato, Jati e Sobral e o Penitenciária de Pacatuba.

Solução

Um novo modelo de monitoramento em vídeo foi implementado pela integradora Imagem Segurança na sede da Sejus para promover maior segurança ao sistema prisional do Estado e, ao mesmo tempo, maximizar o trabalho da equipe de tecnologia da secretaria. O sistema é composto pela central de monitoramento e as 566 câmeras instaladas nas unidades prisionais, tendo acompanhamento à distância 24 horas por dia. Dentre as câmeras da fabricante Axis Communications, foram instalados os seguintes modelos para ambientes internos e externos: AXIS 233D, AXIS 211M, AXIS 215 PTZ-E, AXIS M1011, AXIS Q6032-E, AXIS M1054, AXIS P1344 e a AXIS P5534-E. A solução Axis foi complementada com o software de gerenciamento de imagens escolhido da ISS, que permite a gravação de imagens e alarmes pré-configurados.

Resultado

O projeto agregou uma série de benefícios à Sejus. Dentre os principais, destacam-se: a centralização do controle em vídeo do sistema de segurança prisional do Estado; a otimização da produtividade da equipe de TI; controle em tempo real das unidades prisionais; alta qualidade de imagem e sistema de alarme visual e sonoro; possibilitando um trabalho preventivo com relação às fugas e às rebeliões.