A Polycom e seu canal certificado ATelecom estão contribuindo de forma efetiva para que o Banco PINE reduza seus custos e tempo desprendido em deslocamentos, gerando assim aumento de produtividade. Com a plataforma de vídeo colaboração Polycom® RealPresence®, colaboradores e gestores não precisam mais locomover-se de suas cidades para a matriz em São Paulo, participando assim de reuniões e treinamentos diretamente de sua base de trabalho.

O PINE é um banco brasileiro de atacado focado no relacionamento de longo prazo com clientes de grande porte e investidores. O seu negócio está segmentado em três principais linhas de atuação: Crédito Corporativo, que disponibiliza produtos de crédito e financiamento; Mesa para Clientes, que oferece produtos de administração de riscos e hedge; e PINE Investimentos, unidade de produtos de Banco de Investimentos do PINE, que oferece soluções nas áreas de Mercado de Capitais, Assessoria Financeira e Project & Structured Finance. A instituição financeira conta com 12 agências em todo o Brasil (Blumenau, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Cuiabá, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Paulo, onde está a matriz), além de uma subsidiária em Nova York e uma agência nas Ilhas Cayman.
A adoção da vídeo colaboração tornou-se de alta criticidade para os negócios do Banco PINE. A tecnologia é principalmente empregada pelo corpo diretivo, inclusive para a realização das reuniões do Comitê de Crédito, nas quais são tomadas as principais decisões de negócios da companhia e discutidos os projetos de crédito em andamento. Antes da implementação dos onze pontos de videoconferência, iniciada em março de 2012, os representantes das agências tinham que se deslocar até a matriz e perdiam de um dia e meio a dois dias por conta deste deslocamento, sem falar das despesas e custos que essas viagens envolviam. Foi possível também graças à vídeo colaboração aumentar o quórum das reuniões trimestrais de apresentação de resultados, hoje transmitidas via videoconferência também para as filiais, mas que antes ficavam restritas à matriz. Assim, as dúvidas podem ser direcionadas ao presidente do Banco, ao final da reunião, como se todos estivessem presencialmente em uma mesma sala.

“Os deslocamentos das filiais para a Matriz em São Paulo consequentemente resultavam em gastos com compra de passagens aéreas, hospedagem, alimentação, entre outros. A expectativa é que as despesas anuais de viagens sejam reduzidas entre R$ 70 e 150 mil, já descontados os custos com o projeto”, diz Felipe Redondo, superintendente executivo de Tecnologia da Informação do Banco Pine.

A vídeo colaboração também foi de grande importância no processo de criação da filial de Nova York. Sem a utilização do recurso, por conta das distâncias físicas, seria praticamente inviável do ponto de vista financeiro e de tempo gasto com os deslocamentos, realizar presencialmente todas as reuniões demandadas por um negócio em fase inicial. Desta forma, a tecnologia da Polycom foi fundamental para o alinhamento de toda a estratégia e para a avaliação e acompanhamento deste importante projeto. Além disso, Redondo conta que na medida em que os colaboradores passaram a reconhecer o valor e também a perceber os retornos em termos de custos e produtividade, novas aplicações surgiram. Por exemplo, a da área de recursos humanos, que está sediada em São Paulo e responde pela consolidação das contratações em todas as agências. O RH hoje realiza entrevistas com candidatos de todo o Brasil por meio de reuniões via videoconferência.

O Banco Pine escolheu a tecnologia da Polycom por atender o principal requisito da instituição, o de permitir a realização de reuniões em vídeo com a mesma a qualidade e produtividade de uma reunião presencial, de forma segura. A plataforma Polycom® RealPresence® permite a realização de reuniões à distância, independente de onde estejam localizados os participantes, com alta definição, e interopera com o mais amplo leque de dispositivos e aplicativos sociais, móveis e de negócios, permitindo inclusive o compartilhamento de conteúdo, no caso do PINE. Além disso, um importante diferencial da solução, o de demandar menor largura de banda do que as demais disponíveis no mercado, é altamente valorizado pela instituição.

“Só conseguimos avançar com as aplicações e aumentar a adesão ao recurso por conta da excelente qualidade de áudio e imagem capazes de proporcionar a sensação de estarmos todos no mesmo local. Pela própria dinâmica que nosso segmento de negócio exige não poderíamos enfrentar problemas técnicos com essas transmissões. Outro ponto importante é a facilidade na utilização dos equipamentos”, ressalta o executivo.

Inicialmente foi feito um piloto na Matriz de São Paulo e na Filial do Rio de Janeiro, quando foram instalados um Polycom® HDX® 7000, o Polycom® RealPresence® Collaboration Servers (RMX®) 1505 HDR, para conexão multiponto, e Polycom® Video Border Proxy™ (VBP™) 4555, como solução de firewall. Com os resultados positivos alcançados, optou-se pela expansão do projeto para 10 sites do Brasil, que utilizam o Polycom® HDX® 6000, e posteriormente para a Filial de Nova York, que além do Polycom® HDX® 6000, também conta com a solução de firewall para segurança Polycom® Video Border Proxy™ (VBP™) 200.

A A.Telecom, parceira da Polycom com 20 anos de experiência em telecomunicação e TI, realizou todo o projeto no modelo de serviço (locação dos equipamentos), sendo responsável pela instalação, operação e manutenção de todos os sites. “O papel da A.Telecom foi fundamental na viabilização desse projeto para o Banco Pine. A empresa nos disponibilizou um equipamento para a realização dos testes em nosso próprio ambiente e nos apoiou durante todo o processo, o que foi fundamental para o sucesso do projeto”, finaliza.