“Não há como acompanhar as transformações e a velocidade do mercado atacado distribuidor sem respostas rápidas e totalmente confiáveis”. É com esta premissa que Giovani Zanata, gerente de TI da Sardagna, distribuidora para toda a cadeia de food-service no Sul do País, comandou a implementação de ferramentas de automação comercial nos seus processos em campo. A escolha para o fornecimento dessas tecnologias foi pela Máxima Sistemas, empresa especializada em aplicações para a gestão e o desenvolvimento de força de vendas em multiplataformas.
O Pedido de Vendas, tecnologia que automatiza as ações dos vendedores externos com o uso de dispositivos móveis, foi a principal adoção da Sardagna para impulsionar e melhor gerir as transações realizadas pelos seus representantes comerciais. O primeiro passo foi testar a ferramenta utilizando as regras de negócios da empresa e, na sequência, capacitar os vendedores no uso de suas funcionalidades para, só então, replicar ao restante das equipes. Após a homologação oficial do Pedido de Vendas na Sardagna, mais de 65 representantes passaram a utilizar a ferramenta diariamente e, até o final do ano, a expectativa é que todos os 270 tenham acesso à solução.
Considerada a melhor distribuidora da Região Sul do País, segundo o último ranking ABAD/ Nielsen, a Sardagna conta com 600 colaboradores e tem faturamento médio diário de um milhão de reais. Com uma movimentação tão grande, é imprescindível que todos os seus processos de vendas ocorram dentro de padrões 100% seguros e seguindo as informações já organizadas e armazenadas pelo ERP (Enterprise Resource Planning) em uso na companhia, o WinThor, sistema de gestão fornecido pela PC Sistemas.
O diferencial é que as ferramentas de força de vendas da Máxima Sistemas são totalmente integradas ao WinThor, dispensando a necessidade de uma interface para a transmissão dos dados, o que resulta em uma comunicação fidedigna e totalmente confiável, principalmente no que envolve a consulta de estoque, que passou a acontecer em tempo real com o Pedido de Vendas, evitando, assim, rupturas na ponta do processo.
Com a nova solução, a atualização do cadastro dos clientes, que é feita diretamente no ERP, passou a ser disponibilizada automaticamente nos tablets dos vendedores. Assim, cada colaborador consegue, de forma rápida e dinâmica, determinar suas próximas estratégias e os caminhos que deve seguir para consolidar um maior número de vendas. “Nunca conseguimos disponibilizar tantas informações aos nossos representantes, como podemos fazer com o Pedido de Vendas. Hoje, temos acesso aos dados de todos os nossos clientes através da ferramenta. Estamos absolutamente satisfeitos e contentes com os resultados que temos alcançado com a tecnologia”, comenta Zanata.
Segundo o executivo, o ponto mais forte da solução é a mobilidade que ela proporciona. Quesito que, realmente, foi fator determinante para a adoção da tecnologia. Para Zanata, é fundamental que a ferramenta trabalhe de forma online, permitindo que as vendas possam ser realizadas através de qualquer dispositivo móvel e em qualquer lugar com conectividade. Além de fechar a transação in loco, o representante ainda tem a liberdade de, sempre que necessário, fazer modificações nos pedidos ainda enquanto estão com o cliente, reduzindo significativamente o tempo de espera para finalizar o negócio, como também, o número de chamados junto às equipes de faturamento e de apoio às vendas.
O Pedido de Vendas também apoia a Sardagna no controle das metas de cada colaborador, disponibilizando nos tablets os números já trabalhados das vendas diárias, mensais ou, até mesmo, a visualização de todos os produtos que já foram vendidos por aquele representante. Dessa forma, além de ter em mãos os resultados do seu trabalho, o vendedor consegue ter uma postura pró-ativa para, no seu dia a dia, focar seus esforços e traçar as melhores estratégias para alcançar os objetivos comerciais.
Essa metodologia, que passou a ser possível com a Máxima Sistemas, já mostra importantes benefícios para estes processos, o que inclui a otimização do trabalho e do tempo dos supervisores, que não precisam mais, diariamente, informar as metas a todos os vendedores individualmente. “Além disso, percebemos melhorias nas vendas do nosso mix de produtos. Temos uma campanha de premiação para os representantes que conquistam a venda de determinado mix comercializado e, como agora eles têm total acesso a exatamente cada item que falta para alcançar esta meta, fica muito mais fácil e dinâmico enxergar quais produtos ainda precisam ser vendidos e, por isso, merecem maior empenho”, explica Zanata.
Complementando a escolha pelo Pedido de Vendas, a Sardagna também optou pela adoção de outra ferramenta de força de vendas, o Catálogo Eletrônico. Com ele, durante as visitas aos clientes, ao invés do representante carregar a revista que a companhia produz, que tem mais de 100 páginas com todos os produtos comercializados, basta que o vendedor leve o seu tablet. O Catálogo Eletrônico disponibiliza a publicação na íntegra através de qualquer dispositivo móvel. Com isso, o cliente consegue visualizar todos os mais de três mil itens à venda através de um toque dos dedos e, o mais importante, com a garantia de que os produtos estão atualizados de acordo com o estoque disponível e segundo os descritivos apresentados de cada mercadoria.
“Conhecendo muito bem as regras de negócio da empresa, conseguimos transmitir as nossas necessidades de maneira muito clara à Máxima Sistemas que, por sua vez, se empenhou para desenvolver um trabalho em sintonia com os nossos objetivos. Por toda essa integração, capacidade e dedicação da equipe de atendimento da Máxima, não tivemos nenhum problema para as implementações e estamos absolutamente satisfeitos. Com tanto alinhamento e interação, a Máxima está superando as nossas expectativas”, detalha o executivo.
A perspectiva é que, até o final do ano, a Sardagna adote ainda outra solução da Máxima Sistemas, a Geolocalização. O sistema de acompanhamento em tempo real dos vendedores em campo é capaz de identificar e localizar os representantes comerciais através de sinais via GPS (Global Positioning System). Dessa forma, torna-se possível adequar o time de acordo com as rotas de visitas aos clientes determinadas pelos gestores. “Vejo na Máxima um mundo de coisas a ser explorado, com muitos recursos, flexibilidade e uma sincronia perfeita. O momento dela é muito bom”, finaliza Giovani Zanata.
Todas essas apostas em inovações tecnológicas para os processos de vendas em campo são parte de um projeto ainda maior da Sardagna, que, para o próximo ano, tem como estratégia ampliar o seu atendimento no norte do Paraná e expandir as áreas contempladas no sul do Rio Grande do Sul. O objetivo da companhia é consolidar a sua atuação em todo o Sul do País, estreitando, cada vez mais, as suas parcerias com os fornecedores para, assim, elevar a sua margem de negociação e melhorar continuamente o seu relacionamento com os clientes.
“Ficamos honrados em ter a melhor distribuidora do Sul do País como nosso cliente. Com empenho e dedicação, tanto da Sardagna, através do Giovani Zanata, quanto da equipe de implantação e suporte da Máxima Sistemas, alcançamos o objetivo de total satisfação com as novas tecnologias. A nossa meta é continuar levando ao mercado soluções que realmente facilitem o dia a dia das distribuidoras do Brasil, apoiando, acima de tudo, o crescimento das suas vendas”, finaliza Gustavo Ragonesi, gerente comercial da Máxima Sistemas.
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