Com o aumento na quantidade e complexidade dos ataques de hackers e espionagem corporativa afetando a América Latina, as empresas da região estão se conscientizando de suas vulnerabilidades cibernéticas. Para lidar com o risco de ter sua infraestrutura de TI danificada e informações confidenciais comprometidas, as empresas estão adotando cada vez mais Serviços de Segurança Gerenciada (MSS em Inglês). De acordo com um recente estudo da Frost & Sullivan, o mercado de MSS cresceu 13,8% em 2012 na região da América Latina e do Caribe, o que representa um volume de 379,1 milhões dólares.
“O crescimento do mercado latino-americano de MSS para os próximos anos é animador. Para o período de 2012-2018, a taxa de crescimento anual composta (CAGR) será de 13,8%. Portanto, acreditamos que a evolução do mercado de MSS não vai ser limitada pelo menor crescimento econômico regional esperado”, explica Pablo Scuticchio, analista de Tecnologia da Infomação da empresa Frost & Sullivan.
Serviços de Segurança Gerenciada consistem na terceirização da segurança virtual. Assim, a empresa economiza para renovar a sua infra-estrutura de segurança cibernética sempre que houver um novo avanço no mercado de TI, utilizando uma solução escalável e fácil de operar. “Hoje as empresas estão se adaptando ao paradigma de mobilidade. Por esta razão, na América Latina as soluções Firewall/ acesso seguro à rede privada virtual são os serviços de MSS mais procurados, representando 40,2% da receita em 2012. A razão é que esses são os serviços mais adequados para proteger smartphones e dispositivos móveis”, diz Scuticchio.
Uma das razões para o sucesso do MSS é a relação simbiótica com a nova geração de serviços de computação em nuvem. Soluções tradicionais não são sucientes para manter as nuvens públicas, privadas e híbridas seguras. Serviços de Segurança Gerenciada são os mais apropriados para este contexto. “A adoção da computação em nuvem não pode ser determinada sem levar em conta a segurança da empresa. De acordo com um estudo realizado pela Frost & Sullivan*, na hora de escolher um provedor de serviços em nuvem, 92% dos usuários finais no Brasil consideram a segurança oferecida como o fator mais importante”, explica Scuticchio.
“Os Serviços de Segurança Gerenciada estão entrando em uma nova fase de expansão. Tendências no mercado de TI, como mobilidade e cloud irão demandar serviços de segurança, o que nos permite ser otimistas sobre o seu crescimento para a próxima década”, diz Scuticchio.
Comments