A Termomecanica lançou o portal TM, para realizar negócios online entre empresas (B2B) no segmento de transformação de cobre e suas ligas em produtos semielaborados. O canal eletrônico destina-se a compras e relacionamento com os clientes.

A plataforma permite realizar compras, consultar pedidos pendentes e faturados, visualizar o extrato de matéria-prima (sucata) de forma resumida ou detalhada, realizar cotações de materiais, fazer alteração de cadastro, entre outras ações. O Portal de Negócios B2B TM foi criado para dinamizar o atendimento, oferecendo rápido retorno às solicitações dos clientes.

Entre os benefícios, estão a cotação de preços em tempo real, facilidade na colocação e acompanhamento de pedidos e obtenção de extrato de matéria-prima com as devidas posições. Em comparação com os atuais processos, envolvendo a comunicação por e-mail e as transações por EDI (Eletronic Data Interchange), uma cotação e colocação de pedido que pode levar até algumas horas, é realizada em minutos pelo novo portal.

“Acreditamos que a agilidade e a transparência serão fatores decisivos na opção do cliente por comprar da Termomecanica”, explica Paulo Cezar Martins Pereira, gerente de marketing. Com isto a Termomecanica estima um aumento de 10% na conversão de cotações em vendas. “Calculamos que em breve pelo menos 60% dos clientes estarão fazendo uso da ferramenta, tornando o processo muito mais veloz e dinâmico para ambas as partes”.

O Portal de Negócios B2B TM foi desenvolvido internamente por uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais das áreas de tecnologia da informação (TI), vendas e marketing. Esta opção ocorreu devido às especificidades do negócio, da diversidade das linhas de produtos e da carteira de clientes, que inclui indústrias, revendas, construtoras e uma série de outros segmentos, cada um deles com suas particularidades.

Segundo o Superintendente de TI, Walter Sanches, não seria possível encontrar no mercado uma solução que atendesse ao mesmo tempo aos requisitos necessários e aos processos internos da companhia, sem demandar grandes customizações. Para atender às revendas, por exemplo, seria necessário que a ferramenta fosse capaz de ajudá-las na administração da sua própria carteira de pedidos; já para as indústrias o apoio seria na programação de pedidos. Além disso, como a companhia traba lha com matéria-prima era preciso contemplar também o “extrato de sucata”.

“Nossos clientes vão de uma pequena empresa a uma multinacional, com níveis de maturidade de processos e automação muito diferentes, bem como uso de tecnologia variado, por isso foi preciso personalizar a plataforma para atender cada tipo de cliente. O Portal de Negócios B2B TM, conta com características capazes de nos inserir dentro da cadeia do nosso cliente, o que o coloca em um patamar acima de qualquer ferramenta de B2B que pudéssemos encontrar em pacotes de mercado”, enfatiza Sanches.

Os principais pontos que nortearam o desenvolvimento do portal foram flexibilidade, facilidade de uso, possibilidade de ampliação do escopo à medida que a ferramenta amadurecesse, além da viabilidade de integração com vários sistemas utilizados pela companhia. “A ideia desde o começo era tornar a ferramenta cada vez mais robusta, sempre visando aumentar a fidelização de nossos clientes e evoluindo para acompanhar os avanços tecnológicos”, finaliza.