O presidente da CEITEC S.A., professor Marcelo Lubaszewski, recebeu na noite de terça-feira (3 de setembro) o Prêmio Pe. Roberto Landell de Moura, concedido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) a profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da área de microeletrônica no Brasil. A distinção foi entregue durante a cerimônia de premiação do 1º Concurso de Teses e Dissertações SBMicro – CEITEC S.A. 2013 do evento Chip in Curitiba, que ocorre até sexta-feira na capital paranaense.
Doutor em Microeletrônica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble na França, professor da Escola de Engenharia e do Instituto de Informática da UFRGS, Lubaszewski foi coordenador da Comissão Especial de Concepção de Circuitos Integrados da Sociedade Brasileira de Computação, conselheiro da Sociedade Brasileira de Microeletrônica, membro do Comitê Gestor do Programa CI-Brasil e coordenador do Comitê Assessor de Microeletrônica do CNPq. Desde abril de 2011, primeiro como Superintendente e mais recentemente como Diretor, lidera a equipe responsável pelo projeto de circuitos integrados da empresa. Desde o fim de julho de 2013, acumula o cargo de presidente da CEITEC S.A..
“Eu me sinto extremamente honrado por receber esse prêmio, concedido pela SBMicro, sociedade da qual faço parte com muito orgulho. Longe de pretender possuir a genialidade do padre Landell de Moura, fico extremamente feliz que a comunidade de microeletrônica brasileira perceba em minha trajetória profissional alguns traços dos excepcionais valores que nortearam a vida deste grande inventor”, destaca Lubaszewski.
Para o presidente da CEITEC, o prêmio também é um reconhecimento de um esforço pessoal e profissional para integrar várias instituições em prol do desenvolvimento da área de microeletrônica no Brasil. “Quero compartilhar esse prêmio com colegas de instituições e sociedades às quais estive vinculado no decorrer da minha trajetória profissional, como a UFRGS, a SBMicro, o CNPq, a SBC, a FAPERGS e a CEITEC, entre outras. Todas essas entidades têm se esforçado para fortalecer a microeletrônica brasileira”, enfatiza Lubaszewski.
O presidente da SBMicro, professor Eric Fabris, explica que o Prêmio Pe. Landell de Moura busca reconhecer o trabalho realizado no campo da pesquisa e inovação em microeletrônica. Fabris acrescenta que a premiação tem forte correlação com o perfil inovador e inventivo do padre Landell de Moura, “um homem à frente do seu tempo, com grande visão, criatividade e persistência”.
O presidente da SBMicro lembra que Landell de Moura lutou por apoio industrial e governamental para seus inventos, cujos feitos e características o tornam um modelo a ser seguido. “A SBMicro indicou o professor Marcelo Lubaszewski para receber essa distinção por conta de sua trajetória acadêmica, técnica e científica com elevado nível de inserção nacional e internacional. Sua atuação ao longos dos últimos anos e no presente tem suportado de forma substancial a construção do cenário atual da microeletrônica no Brasil”, argumenta Fabris.
Em anos anteriores, o Prêmio Pe. Landell de Moura foi entregue aos professores Sérgio Bampi (2008), João Antônio Zuffo (2009), Jacobus Swart (2010) e Altamiro Susin (2011), além do engenheiro e coordenador Geral de Microeletrônica da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Henrique Miguel (2012).
Comments