De acordo com o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, as transações mundiais de pagamentos móveis chegarão a US$ 235,4 bilhões, em 2013, o que representa um crescimento de 44% em relação ao ano passado.
O número de usuários totalizará 245,2 milhões, em 2013, crescimento significativo se compararmos aos 200,8 milhões registrados em 2012. As tendências mundiais de mobilidade, bem como os seus desafios e oportunidades para as empresas serão discutidas durante a Conferência Gartner Arquitetura de Aplicações, Desenvolvimento e Integração, nos dias 13 e 14 de agosto, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
Espera-se que o volume e os valores das transações móveis tenham um crescimento médio anual de 35% entre 2012 e 2017, dentro de um mercado que valerá US$ 721 bilhões, com mais de 450 milhões de usuários, em 2017.
O volume de transações com a tecnologia de comunicação por aproximação (também conhecida pela sigla em inglês NFC, de Near Field Communication) foi reduzido em mais de 40% ao longo do período de previsão, devido à baixa adoção dessa tecnologia em todos os mercados, em 2012, e pelo fato de que alguns serviços de alto nível, como o Google Wallet e Isis, estão lutando para ganhar força.
O Gartner prevê que NFC representará, apenas, 2% do total do valor de transações, em 2013, e 5%, em 2017. Embora o crescimento deva aumentar um pouco a partir de 2016, quando o número de celulares com NFC e de leitores à distância for maior.
As transferências de dinheiro e as compras de produtos totalizarão 71% e 21%, em 2013, respectivamente. O Gartner acredita que globalmente as pessoas não estão comprando tanto quanto poderiam pois a experiência com aparelhos móveis ainda pode ser otimizada. O consumo é menor do que nos serviços de comércio eletrônico e nas lojas de varejo. As compras de produtos representam 23% do valor total previsto para 2017.
As transferências continuam a crescer porque os usuários estão negociando com mais frequência (embora em valores baixos), devido à maior disponibilidade de serviços e de custos de transações bancárias tradicionais. O Gartner prevê que esse tipo de transferência deva representar 69% do valor total, em 2017.
O valor de pagamento das contas deve aumentar 44%, em 2013, além de continuar crescendo. Isto se deve aos números de maior valor por transação, na medida em que mais consumidores em mercados desenvolvidos pagam contas por serviços de mobile banking, juntamente com pessoas nos mercados emergentes que estão negociando valores mais elevados do que, originalmente, previstos. Essa categoria de transação deve somar 5% do valor total previsto para 2017.
Comments