O Banco do Estado do Pará (Banpará) fechou um projeto com a IBM Brasil para lidar com a explosão de dados gerada por todas as esferas do banco. O projeto, implementado pela Suporte Informática Soluções, parceiro de negócios da IBM para a região Norte, teve investimentos de mais de R$ 2 milhões e apresenta importantes benefícios às operações do banco paraense e aos seus planos de crescimento. O setor financeiro é hoje um dos segmentos mais impactados pelo fenômeno do Big Data, termo utilizado para descrever o grande volume de dados gerados na era digital.

Segundo Eugênio Pessoa, Diretor de Tecnologia do Banpará, o processamento realizado durante a madrugada estava chegando ao limite do horário de abertura das agências do banco. Com o crescente aumento dos dados, em pouco tempo ultrapassaria esse horário, prejudicando o atendimento aos clientes do banco. “A IBM nos apresentou uma solução cuja implantação era segura e de curto prazo, o que nos motivou a adotar a mudança de sistema”, afirma o diretor. O banco planeja outros investimentos em tecnologia visando o crescimento da demanda na região. “Nossa carteira passou de R$ 800 milhões para R$ 2,4 bilhões nos últimos dois anos. Embora o novo sistema comporte mais crescimento, precisamos estar preparados para continuar buscando novos negócios”, explica Pessoa.

O ambiente de tecnologia do banco é composto por dois data centers, um principal e outro de contingência. O principal desafio do projeto consistia em realizar a migração de todos os dados para os dois centros de dados em um tempo extremamente curto, de forma a minimizar o impacto nas operações da instituição. Assim, a equipe da Suporte Informática aproveitou um feriado bancário para implementar o projeto. “Com as facilidades oferecidas pela tecnologia IBM, a migração dos dados foi feita de maneira simples e transparente, sem gerar nenhum impacto na disponibilidade integral do sistema”, explica Dário Ximenes, Sócio-diretor da Suporte Informática, empresa responsável pela implantação do novo sistema.

A tecnologia implementada reduziu em 3,5 vezes o tempo de processamento das transações do Banpará. Além disso, outro benefício importante conquistado é a segurança de que as agências do banco abrirão com os dados atualizados e ainda com tempo suficiente para reprocessamento, caso seja necessário. “Também tivemos uma sensível melhora no clima interno, com a expressiva redução do estresse sofrido pelos funcionários, causado pela lentidão dos sistemas anteriores”, finaliza Eugênio Pessoa.

Big Data e os desafios do setor financeiro

Big Data é um termo utilizado para descrever esses grandes volumes de dados gerados diariamente e que se tornaram um dos principais desafios das empresas. No caso do setor financeiro, os bancos precisam lidar com a explosão de dados estruturados e não estruturados vindos das transações realizadas pelos clientes, centrais de atendimento, redes sociais etc. Tecnologias para gerenciar e armazenar esses dados são aliadas importantes para ajudar as empresas a driblar os desafios dessa grande quantidade de dados gerada nas instituições.

* A solução implementada pela Suporte Informática no Banpará inclui dois sistemas de armazenamento IBM Storwize V7000 trabalhando espelhados, cada um com 4TB de discos SSD e 19TB de disco SAS e quatro switchs SAN24B com conexões ShortWave e LongWave.