Alberto Aguilera, executivo que atuava na sede da Sonda, no Chile, desembarca no Brasil para assumir a vice-presidência da Divisão de Serviços de TI da Sonda IT. Com experiência em grandes projetos de integração, o executivo vem com a missão de coordenar a fusão de uma organização com grandes volumes de negócios em importantes clientes no Brasil com as experiências da companhia nos outros países, assim como criar um processo de governança regional com alta participação da operação brasileira.
A meta do executivo é desenvolver um modelo de serviços integrados assegurando que as melhores práticas da Sonda sejam replicadas. Segundo Aguilera, o Brasil, em particular, tem muita experiência para exportar aos outros nove países onde a companhia mantém operações. O processo será alvo para diferentes frentes: além da governança, a Divisão de Serviços de TI será o braço integrador para as outras Divisões da companhia, como SAP, Plataformas e Aplicativos.
Na prática, o modelo irá alavancar a venda somando todas as ofertas da companhia. Outra frente que está na lista de prioridades do executivo será o apoio aos clientes que estão expandindo do Brasil para a América Latina. “Operando como um integrador com as melhores práticas regionais, levaremos o mesmo conceito aplicado aqui para os clientes com presença na América Latina, acelerando a adesão de procedimentos já atestados e que tiveram resultados de sucesso”, comenta Aguilera.
A escolha por Alberto Aguilera para assumir este cargo se deu pela sua capacidade de liderar grandes projetos e equipes. O executivo fez carreira na área de serviços de outsourcing na América Latina, atuando em países como Chile, Colômbia, Peru, Brasil e Argentina. Com mais de 20 anos na área, Aguilera tem passagens por companhias como EDS, onde atuou por 14 anos, IBM e Sonda, na qual ingressou há cinco anos, período em que realizou a fusão dos processos entre Quintec e Sonda, assumindo na sequência a integração de outsourcing de serviços no Chile e na América Latina.
Com a experiência acumulada pelo executivo, seus passos no Brasil envolvem o fortalecimento da presença da Sonda IT em grandes projetos de integração, focando no entendimento da complexidade dos processos dos clientes para diminuir custos, administrar a criticidade dos serviços, miticar riscos, aumentar a confiabilidade e segurança, ofertar as melhores práticas e, mais do que isso, transformar o negócio do cliente embarcando serviços que agreguem valor ao core business através de metodologias e às tecnologias aplicadas para ampliar a eficiência do sistema cliente-parceiro.
Para o presidente da Sonda IT, Carlos Testolini, o desenvolvimento do trabalho de Aguilera inaugura na operação brasileira um novo movimento de expansão e fomento das práticas de serviços de TI. “Cada vez mais as empresas nos enxergam como uma provedora de Full Outsourcing de TI, que detém uma proposta única, integrada e com sinergia. Somadas a esses atributos, temos ofertas competitivas e somos amparados por uma grande solidez financeira e presença regional”, finaliza Testolini.
Comments