O McDonald’s implementou a solução de Ponto de Venda (PDV ou, em inglês, POS) da NCR para varejo, visando a suportar seu plano de expansão das novas unidades e ainda reduzir o número de chamados para manutenção técnica das máquinas.

A tecnologia para isto teria de ser mais robusta, compacta e prática que pudesse ser implementada em espaços com grande circulação de pessoas, como lojas de rua, praças de alimentação, drive thrus e quiosques. Além disso, a solução deveria ser de fácil utilização, para evitar dificuldades de operação pelos funcionários.

“O nosso parque estava bastante defasado, o que aumentava a indisponibilidade do equipamento. Este é um dos maiores vilões do varejo, pois compromete a agilidade do atendimento e impacta a experiência do cliente”, explica Fábio Pessoa, Gerente Sênior de Soluções e Serviços para Restaurantes da Arcos Dorados, empresa que opera a marca McDonald’s no Brasil.

“Para reduzir a indisponibilidade e atender a todas as nossas necessidades, trocamos boa parte dos pontos de venda pelo NCR RealPOS™ 70 XRT, com tela touchscreen, resistente à água, de fácil manutenção e alto desempenho”.

“Um equipamento indisponível significa filas maiores e, muitas vezes, um menor volume de vendas”, explica Luiz Sanches, gerente geral da unidade de serviços da NCR América Latina e Caribe. Por isso, um dos pontos críticos do projeto era a robustez e a resistência do equipamento, que impactam diretamente na disponibilidade do POS e na qualidade do atendimento ao cliente.

Devido a grande presença dessas características na solução da NCR, o McDonald’s decidiu migrar uma parte do seu parque de máquinas para o POS da NCR. “Desde o início da implementação, observamos uma melhora contínua. Com a troca dos pontos de venda, conseguimos reduzir em 40% os chamados em relação à quebra de equipamentos, o que impactou diretamente o aumento das vendas e o volume de atendimento nos horários de pico devido ao ganho de agilidade”, comenta Pessoa.

“Hoje, a maioria das lojas próprias e também franqueadas do McDonald’s utilizam a tecnologia da NCR”, revela Sanches.

Além de implementar as soluções de ponto de venda da NCR, o McDonald’s utiliza também os serviços de suporte da companhia. Essa parceria teve início em 2012, quando a rede decidiu dividir o suporte aos equipamentos entre três fornecedores. O McDonald’s trabalhava com dois fornecedores de suporte ao parque de equipamentos e ao mensurar os resultados positivos, percebeu que era superior a quando tinham apenas um.

Então, em 2012, visando a melhorar ainda mais a qualidade do suporte e otimização de custos, decidiu incluir mais um fornecedor. Para isso, o McDonald’s montou um projeto piloto em cinco restaurantes da rede no Rio de Janeiro e, devido ao bom resultado, selecionou a NCR. Atualmente, das mais de 700 lojas do McDonald’s em todo o Brasil, 130 serão suportadas pela companhia até julho.

“A divisão entre os fornecedores foi realizada conforme a concentração de lojas e a capacidade dos fornecedores de atendê-las. Por trabalharmos com três fornecedores, temos mais competitividade e mais qualidade. Isso garante a sustentabilidade desse serviço e a expansão do nosso negócio,” finaliza Pessoa.

Dados complementares

A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela.

Diretamente ou por meio de franquias, a Arcos Dorados opera 1.948 restaurantes da marca McDonald’s na região, com mais de 90.000 funcionários atendendo cerca de 4,3 milhões de clientes todos os dias (números em 31 de dezembro de 2012). Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York. Para saber mais sobre a companhia visite nosso site www.arcosdorados.com

A NCR Corporation é líder global em tecnologias de transações de consumo, transformando as interações diárias com as empresas em experiências excepcionais. Com o seu software, hardware e portfólio de serviços, a NCR permite mais de 300 milhões de transações diárias em todos os setores de varejo, finanças, viagens, hospitalidade, indústrias de telecomunicações e tecnologia. As soluções da NCR estão presentes nas transações cotidianas para tornar a vida das pessoas mais fácil.

A NCR está sediada em Duluth, Geórgia, com mais de 26.000 funcionários e opera em 180 países. NCR é marca registrada da NCR Corporation nos Estados Unidos e em outros países.