Empresa de capital nacional no processamento de soja, milho, girassol e canola, a Caramuru Alimentos optou pela virtualização de todos os seus servidores com a VMware. Uma de suas necessidades era uma solução mais robusta, que fosse capaz de suportar as soluções da SAP, a fim de obter ferramentas completas no ambiente de TI.
De acordo com Fernando Nakade, coordenador de TI da Caramuru Alimentos, decidir pelo conceito da virtualização foi a melhor solução. “Precisávamos substituir nossos servidores antigos e com baixa utilização de recursos, além de aliarmos uma plataforma compatível com soluções SAP. Daí sim teríamos consolidadas todas as ferramentas vitais para a empresa.”
Com 47 servidores virtualizados, a equipe de TI da Caramuru Alimentos percebeu que tinha atingido um ambiente totalmente monitorado. O sucesso do investimento no novo hardware com solução embarcada logo foi reconhecido, a partir do desempenho dos sistemas instalados.
Imediatamente, o ambiente SAP, que é integrado à emissão de notas fiscais eletrônicas, foi virtualizado. E também a folha de pagamento, o faturamento e cobrança e o servidor de impressão. Além da economia de energia elétrica e de espaço físico, o fluxo eletrônico de documentos ganhou em velocidade, segurança e economia para a empresa.
Ainda para este ano, a empresa pretende iniciar uma avaliação para o investimento na aplicação de desktops virtuais (VDI), o que acarretaria na redução de custos e menor complexidade de gerenciamento e manutenção. “Tudo o que projetamos agora é virtual”, conclui Nakade.
Comments