A Rede Record de TV compõe o seleto grupo de empresas que adotaram antecipadamente a solução de comunicação unificada da Microsoft, o Lync Server 2013. Por meio da solução, que acaba de ser lançada no mercado brasileiro, a Record proporciona a mais de 1100 funcionários ferramentas de mensageria instantânea, identificador de presença, recursos de conferência online, compartilhamento da área de trabalho e ramal móvel – o que lhes facilita a execução de projetos à distância e agiliza o suporte técnico pela área de TI.
De acordo com a emissora TV Record, um dos benefícios mais evidentes do Microsoft Lync Server 2013, implementado no modelo de adoção antecipada, foi a redução das viagens entre São Paulo e Rio, o que diminui o custo de transporte aéreo e hospedagem, já que ponte aéreas eram frequentes e os executivos sabiam que muitas destas reuniões poderiam ser realizadas online se houvesse uma solução com recursos aprimorados de videoconferência, o que por sua vez aumenta a disponibilidade dos funcionários.
De acordo com Carlos Eduardo Bernardo, coordenador de infraestrutura da TV Record, “as vantagens da utilização do Lync vão além da redução das viagens; nós reduzimos os custos de hospedagem e chamadas de celulares. Também observamos que os funcionários se tornam mais produtivos quando não estão viajando”. Soma-se a isso o fato de que ao invés de usar o telefone, os funcionários estão realizando chamadas entre os próprios computadores, acrescenta Anderson Gonçalves de Moura, gerente de infraestrutura da Rádio e Televisão Record S/A.
O Lync 2013 unificou todos os recursos de comunicação que os funcionários da emissora precisavam em um único aplicativo de fácil utilização. “Todos aqui concordam que é ótimo poder realizar todas as nossas reuniões no mesmo ambiente. A interoperabilidade com o Microsoft Outlook e a opção ‘clique para entrar’ no lembrete da reunião também são bastante práticas”, afirma Moura.
Com o Lync devidamente instalado e os funcionários desfrutando de seus benefícios, a emissora pretende, agora, aproveitar do Enterprise Agreement com a Microsoft para atualizar as versões atuais de seus sistemas, do Office 2010 para o Office 365, e do Windows 7 para o 8. O projeto está em fase inicial de implementação e, por enquanto, apenas a equipe de TI está utilizando as novas versões. A intenção da Record, contudo, é que até o final do ano, uma parte considerável da companhia já esteja com os novos softwares rodando.
Comments