Estudo da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) mostra que em 2012 o Internet Banking e o Mobile Banking (por celular e smartphone) já ultrapassaram os canais tradicionais, como agências, Contact Center e ATM (caixas eletrônicos), como canais preferenciais para transações financeiras pelos clientes.

Em 2012, transações feitas em Internet Banking representaram 39% do total de transações do mercado, sendo o canal mais representativo.

Mobile Banking teve um crescimento exponencial de 333% em relação ao ano anterior e já representa 2,3% do número total de transações.

Os investimentos em canais virtuais como Internet Banking e Mobile Banking permitiram uma redução no custo unitário de transação de 17,4% nos últimos 5 anos.

A conveniência destes canais gerou também um crescimento de 73,4% no volume de transações, acarretando um aumento nos custos totais de operação tecnológica dos bancos.

Quanto aos investimentos em TI, houve um crescimento de 20% ao ano nos gastos com software. Além disso, outro indicador relevante foi o crescimento de 356%, desde 2008, na capacidade de armazenamento de dados.

O estudo concluiu ainda que tecnologia é cada vez mais um alicerce fundamental para a indústria financeira. No último ano os gastos em TI foram de 20,1 bilhões de reais – 9,5% de crescimento em relação ao ano anterior.

A indústria de tecnologia para o setor bancário já se aproxima dos investimentos de países desenvolvidos como França e Alemanha e corresponde a 15% dos gastos de TI no Brasil.

Estes investimentos se explicam pela crescente demanda de acessos a serviços bancários por meios eletrônicos.