A CEITEC S.A., empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que desenvolve e produz circuitos integrados (CIs) para identificação por radiofrequência (RFID) e aplicações específicas, participará da Expo Embala 2013, feira que acontece entre os dias 2 e 5 de abril no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP). No evento, totalmente voltado à cadeia de embalagens, a CEITEC S.A. terá um estande no qual demonstrará seu portfólio de produtos, com destaque para o CTC13001, dispositivo com múltiplas aplicações em logística.
Componente RFID UHF (ultra alta frequência), o CTC13001 pode ser utilizado em aplicações que envolvam a identificação e o rastreamento de itens durante toda a fase de produção. Com 1kbit de memória interna (512bits de memória de usuário) e retenção de 10 anos, o componente pode ser usado em aplicações como controle de estoque e pós-fabricação, acompanhamento e rastreamento de um único item, logística, integridade do produto, segurança, entre outras. Também pode ser utilizado para identificação de bagagens aéreas, produtos no varejo (supermercados) e na área da saúde.
O CTC13001 é um dispositivo RFID passivo que faz o registro eficaz de informações de produtos e processos. Para o diretor de Desenvolvimento de Produtos & Negócios da CEITEC S.A., Reinaldo de Bernardi, um dos objetivos da participação é mostrar como a identificação por radiofrequência pode beneficiar a cadeia de produção de embalagens. “Para a CEITEC, esta é uma excelente oportunidade para divulgar nossas soluções e demonstrar às empresas do segmento de embalagens como a tecnologia RFID pode agregar valor aos seus produtos e seus processos produtivos”, ressalta o executivo.
Além do CTC13001, o portfólio que será apresentado na Expo Embala 2013 conta com o CTC11002 (Chip do Boi), primeiro circuito integrado produzido pela CEITEC e disponível para comercialização em grande escala. Dispositivo RFID LF (baixa frequência), o componente é o elemento-base do chamado brinco eletrônico. Voltado principalmente ao mercado de identificação animal, o produto atende às normas NBR 15006 e 14766 (ISO 11784/85).
O CTC12000, CI RFID de alta frequência (HF) compatível com aplicação para identificação e rastreabilidade de produtos perecíveis, como hemoderivados, também será apresentado na feira. Baseado na norma ISO15693, o componente encontra-se em fase de testes. Pode ser colocado na etiqueta de identificação da bolsa de plasma sanguíneo e usado ainda em fármacos, livros e correspondências, entre outros.
Comments