PCs mais vendidos (marcas)
As vendas de computadores voltaram a subir no último trimestre, atingindo uma alta de 7,6% em comparação com 2009. De acordo com o Gartner, foram comercializadas 88,3 milhões de unidades no período, mas o resultado ainda foi inferior ao previsto pela organização, que esperava um volume de negócios superior a 12%.

A queda do consumo no varejo foi o principal aspecto para a redução percentual do crescimento das vendas. Normalmente, o terceiro trimestre tem sido um período de grandes vendas para os consumidores finais, especialmente no hemisfério norte, com a volta às aulas. Mas, neste ano, o resultado ficou abaixo das expectativas.

As vendas de dispositivos como os tablets, entre eles o Apple iPad, também reduziram as vendas de PCs. Segundo analistas do Gartner, apesar de esses equipamentos não competirem diretamente com os PCs, o aumento de suas vendas retardou a aquisição de novos computadores pessoais.

A HP continua na liderança mundial de vendas de computadores, apesar de ter sofrido uma queda de 0,5% no volume comercializado, em comparação com o mesmo trimestre de 2009. Também com queda nas vendas, desta vez de 1,7%, a Acer domina o segundo lugar.

Em terceiro aparece a Dell, com 9,2% de aumento nas vendas. O quarto lugar é da Lenovo, com um salto de 33% no volume comercializado, e em quinto está a Asus, cujo crescimento foi de 22,5%.