Da esquerda para a direita: Gérson Schmitt, Presidente da ABES; Marco Antonio Raupp, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação; Virgílio Almeida, Secretário de Política de Informática; e Antonio Gil, Presidente da Brasscom

Em iniciativa financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Brasscom lançou o portal Brasil Mais TI, voltado para estudantes e profissionais de Tecnologia da Informação (TI). O projeto, que contou com investimentos de R$ 1,4 milhão, faz parte do Programa Estratégico de Software e Serviços de TI do Governo Federal, anunciado ontem pelo ministro Marco Antonio Raupp. O portal oferecerá capacitação profissional e vagas de trabalho, contribuindo para a inserção social e a redução do déficit de mão de obra qualificada no setor.

A plataforma interativa do Brasil Mais TI é composta por jogos, testes e cursos em linguagens de programação, além do Blog e das redes sociais. O projeto foi desenvolvido para responder a um dos principais desafios do setor: a formação de profissionais qualificados.

Atualmente, o setor de TI emprega 1,3 milhão de profissionais, cresce acima da expansão da economia e enfrenta escassez de mão de obra qualificada. “O projeto foi desenvolvido para despertar talentos em tecnologia e capacitar alunos de acordo com as demandas do mercado”, afirma Antonio Gil, Presidente da Brasscom.

No primeiro contato com o projeto, os usuários realizam um teste socioeconômico, em que programam o futuro e descobrem quais profissões em TI atendem suas expectativas. Para participar na segunda fase, de capacitação EAD (Ensino a Distância) em JAVA, .NET e COBOL, os candidatos passam então por uma seleção do perfil profissional, conhecimentos teóricos e afinidades em tecnologia. A previsão é formar 10 mil jovens por ano, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e competitividade nacional.

Além da carência de especialistas na área, parte da dificuldade das empresas em encontrar profissionais está relacionada à falta de comunicação entre possíveis contratantes e contratados. Por isso, o Brasil Mais TI também conta com um Portal de Vagas. “Com a rede de comunicação profissional para o setor, propiciaremos a conexão direta da demanda das empresas e os alunos, de acordo com o perfil profissional”, afirma Sergio Sgobbi, Diretor de Educação e Recursos Humanos da entidade.

Para mais informações, acesse os websites www.brasscom.org.br e www.brasilmaisti.com.br.