Houve um aumento de 150% nas notificações sobre phishing (fraudes online) no período de um ano encerrado no terceiro trimestre de 2010, na internet brasileira. O dado é do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um dos serviços disponibilizados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
O total de relatos de incidentes no terceiro trimestre de 2010 foi ligeiramente superior a 40 mil, o que corresponde a um aumento de quase 22% em relação ao trimestre anterior e um aumento de quase 36% em relação ao mesmo período do ano passado.
As notificações relacionadas a tentativas de fraude apresentaram queda de 7,5% em relação ao trimestre anterior e um decréscimo de 5% em relação ao mesmo período de 2009.
Apesar da pequena queda no número total de notificações de tentativas de fraude, houve aumento de 13% no número de relatos de páginas falsas de bancos e de sites de comércio eletrônico (phishing clássico) em relação ao segundo trimestre de 2010 e de 150% em relação ao mesmo período de 2009.
As notificações de páginas falsas representam 49,40% do total da categoria “fraudes”. Já relatos sobre cavalos de Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, que representam 48,79% das tentativas de fraude reportadas, diminuíram 20% em relação ao segundo trimestre de 2010 e 36% em relação ao terceiro trimestre de 2009.
Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br, comenta: “É a primeira vez em nossa série histórica que relatos sobre phishing ultrapassaram aqueles relacionados a cavalos de Tróia, em números absolutos”.
Comments