Quando a gente pensa em uma companhia grande de TI como a SAP, imagina que só há desenvolvedores, administradores, marketeiros, advogados e vendedores. Certo? Errado! Há mentes que ajudam a interpretar o hoje e prever o amanhã.

Fachada do SAP Labs na CalifórniaUm dos encontros que tive naquela terça-feira de sol, na Califórnia, foi com Swen Conrad, executivo da SAP que me deu o tom sobre o Futuro da Tecnologia da Informação.

Gerenciar programas; superar limites, financiar e processar TI; gerenciar demandas por suprimentos; administrar portfólios… todas estas coisas, as equipes de TI das companhias já estão fazendo hoje. Os maiores desafios são identificar quais são as aplicações que servem para cada situação e colocá-las em ordem de prioridades.

O Gartner, por exemplo, defende que não deve haver disputa entre a área de negócios e a área de TI, porque na verdade nas organizações só deve haver espaço para negócios. “É fundamental resolver um problema na sociedade: fazer as pessoas de TI e negócios conversarem e se entenderem”, atestou Conrad.

Segundo ele, TI é uma disciplina nova, que está indo para a adolescência agora. “É uma grande oportunidade para as empresas criarem tempo para compreender as vantagens disso!”, completou. Decisões de tecnologia, disse ele, muitas vezes são feitas somente porque as tecnologias são novas, mas sem real entendimento.

Conrad ressalta a importância de procurar o valor dos investimentos em TI para os negócios e os custos: “Em todas as decisões de TI, você tem de olhar custos e riscos. Tecnologias precisam agregar valor ao negócio”.

O grande desafio para os executivos de TI hoje, atesta, chama-se governança. “Os executivos de negócios estão indo na nuvem (cloud computing) buscar ferramentas de TI, sem pedir para os responsáveis por tecnologia. E a equipe de IT precisa aceitar isso e perdoar a área de negócios”.

Conrad aproveitou para anunciar uma iniciativa da SAP que pode ser interessante para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Uma ferramenta de BI para esportes e com um detalhe: estão procurando parceiro para usá-la no país, como uma emissora de rádio, por exemplo:
http://experience.sap.com/experience/html/pages/index.html