Fachada do SAP Labs na CalifórniaVou começar por projetos inovadores, porque acho que são a grande curiosidade dos leitores. O diretor de tecnologias emergentes da SAP, Ilan Frank, apresentou o SAP StreamWork como solução para organizar informações e processos desestruturados. A idéia tem como base o mesmo conceito que faz do Facebook uma eficaz e fácil de usar ferramenta de colaboração.

O foco do SAP StreamWork são os trabalhos de colaboração, gestão de atividades e tomada de decisões. Não é exatamente baseado no novo conceito de “People Centric Apps”, apresentado no Sapphire, porque não se destina a apenas desenvolver interfaces finais para colaboradores como o de vendas, por exemplo.

“No SAP StreamWork, a idéia é juntar as pessoas de diferentes áreas para trabalhar colaborativamente, como em um Facebook para empresas”, definiu Frank. A principal inovação, é dar estrutura para informações que se perderiam em centenas de emails, por exemplo, facilitando a gestão do conhecimento (Knowledge Management).

E o maior diferencial é a total integração com todas as aplicações da SAP, como PLM (Profit and Losses Management), SAP Business Object Satrategy Management (BI) e SAP CRM. As versões para aparelhos móveis chegam ainda neste trimestre.

Mais informações: http://www.sapstreamwork.com/