Uma enorme gama de empresas em diversos setores está sofrendo impactos positivos pelo uso adequado da tecnologia para negócios. Um dos exemplos disso é a área de saúde, cujos benefícios da TI devem se tornar mais visíveis nos próximos anos tanto devido às tecnologias que favorecem os exames de saúde como também pelas ferramentas de gestão empresarial, armazenamento de dados e comunicação.
Todas essas evoluções impactam diretamente o atendimento de saúde, aumentando a qualidade do serviço prestado aos pacientes. Assim como já ocorreu em outras áreas, a simplificação dos processos por meio da automação tende a ampliar o foco no atendimento aos pacientes – ou seja, no core business dessas empresas.
O motivo é a redução da importância dos processos burocráticos na realização dos trabalhos, o que consome tempo de funcionários de saúde e dinheiro das organizações.
Um exemplo são as fichas médicas digitais dos pacientes que, por meio de recursos de TI, podem conter inclusive imagens de exames realizados, como por exemplo radiografias e tomografias computadorizadas.
Além disso, se os exames complexos e as imagens podem estar online nos sistemas das instituições de saúde, um médico consegue facilmente pedir uma segunda opinião de um colega seu, mesmo que este esteja a quilômetros de distância ou mesmo em outro país.
Desta forma, o setor de saúde tem um grande salto a dar nos próximos anos, o que ainda depende de regulamentação das autoridades brasileiras.
O mais incrível disso é que há empresas brasileiras desenvolvendo soluções de primeira linha para o setor de saúde e que já estão conquistando o respeito dos médicos inclusive em outros países.
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