Os bancos brasileiros continuam investindo de modo inovador em tecnologia. Ou seja, mais do que destinar milhões para a TI, as instituições financeiras brasileiras estão estudando novas oportunidades no mercado. Cloud computing (computação em nuvem), mobilidade e redes sociais estão no alvo dos executivos de tecnologia dos bancos.

Essas tendências foram discutidas nesta quarta-feira em São Paulo no Ciab Day, evento que antecipa algumas discussões que ganharão destaque no Ciab FEBRABAN 2011, Exposição e Congresso de Tecnologia das Instituições Financeiras, marcado para os dias 15 a 17 de junho de 2011, em São Paulo.

Cassio Dreyfuss, VP de Pesquisa do Gartner, comentou os desafios e oportunidades dos bancos na área de TI. Ouça a entrevista exclusiva:

 

Mauro Peres, da IDC, falou sobre um estudo que revela as cinco tendências de investimentos em tecnologia bancária. Acompanhe:

 

Mais sobre o Ciab 2011

O Ciab FEBRABAN completará 21 anos de edições ininterruptas e terá como tema central a “Tecnologia Além da Web”, que pretende abordar a influência dos novos dispositivos móveis (como smartphones e tablets) no relacionamento com clientes das instituições.

Para a edição 2011, o Ciab terá 25 mil m2 de área total, o que significa um crescimento de 20% sobre as edições anteriores, sendo que aproximadamente 80% desse espaço (o maior disponível para eventos para o segmento financeiro em todo o continente) já está reservado para algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, que também são patrocinadoras do evento, como HP, IBM, Diebold, Itautec, Samsung, EMC, Perto, CA, Bull, Fujitsu e CPM Braxis/CapGemini.