O Comitê Gestor da Internet Brasileira (CGI.br) acaba de anunciar a criação do domínio “.emp.br” destinado a microempreendedores e pequenas empresas. Um dos benefícios do novo Domínio de Primeiro Nível (DPN) é a divulgação dessas empresas em uma página básica oferecida como parte do pacote.

O registro do “.emp.br” será realizado diretamente com os provedores que operem a interface EPP (Extensible Provisioning Protocol) para gerenciar nomes de domínio.

O NIC.br estabelecerá um memorando de entendimento com os provedores para que, no ato do registro de um domínio deste tipo, seja oferecido ao interessado uma página simples na Internet com identificação, localização e atividade exercida.

Entre 16 de agosto e 30 de setembro de 2010, os titulares de domínios “.com.br” terão prioridade para registrar os mesmos nomes sob o “emp.br”, ao mesmo valor anual de R$ 30 dos demais DPNs. Apenas durante este período e somente para os titulares dos domínios “.com.br”, os cadastros do “.emp.br” serão realizados diretamente pelo Registro.br.