Já se foi o tempo em que as empresas eram avaliadas somente pelo desempenho econômico. Hoje, as companhias têm a necessidade de provar o seu valor por meio de uma visão ampliada, a da sustentabilidade. Ou seja, além de uma estrutura econômica saudável, também é necessário mostrar suas iniciativas em benefício da sociedade em que está inserida e também em relação ao meio ambiente.

O VP de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Negócios da SAP Brasil, Silmar El-Beck, explica o significado disso para as organizações e fala dos recursos de software para as empresas avaliarem e reportarem sua sustentabiliade. Ouça:

Casa de ferreiro, espeto de… ferro!

Além de fornecer ferramentas para avaliação e geração de relatórios sobre sustentabilidade, a SAP também se preocupa em ser uma empresa sustentável. No Brasil, por exemplo, uma das iniciativas da companhia nesta área foi a construção de um edifício para o SAP Lab no Rio Grande do Sul, utilizando menos recursos naturais, mais materiais reciclados e menos produtos tóxicos.

O prédio conta com sistemas para controle do consumo de energia, entre outras iniciativas que, por exemplo, reduzem a utilização de carros pelos funcionários. “Nossa idéia foi a de criar um ambiente que também se tornasse agradável para os nossos funcionários”, explicou Erwin Rezelman, presidente do SAP Labs para a América Latina.

Globalmente, a meta da SAP é reduzir as emissões de carbono em 50% do que foi em 2007 (510 mil toneladas), mantendo o crescimento acelerado da organização. Em 2010, o faturamento global foi de US$ 15 bi, devendo chegar aos US$ 20 bi, em 2012.

A redução da pegada de carbono, de 2008 a 2009, foi de 16%, segundo dados auditados pela KPMG. E, de 2009 a 2010, o crescimento foi de 20% nos negócios, com 6% de redução nas emissões de carbono.