Os sistemas de VoIP permitem muito mais do que economizar com telefonia. Mas para entender, vamos explicar primeiro o que é VoIP: acrônimo para Voz sobre IP ou Voice over Internet Protocol. O VoIP transforma as comunicações de voz – e de imagem também – em bits que trafegam pela internet, por um custo muito baixo e – se suportado por banda larga – com alta qualidade.
Usado por empresas de todos os portes, bancos e também pelo governo, tem como base a infraestrutura da internet, o que oferece mais canais de comunicação.
Há soluções de comunicação para o protocolo de internet que permitem ganhos ainda maiores do que a economia com telefonia, embora exijam um pouco mais de investimento. O chamado ROI (retorno sobre o investimento) se realiza em poucos meses, dependendo do volume de comunicações de uma empresa: quanto mais se utilizam sistemas de comunicação, mais rápido ocorre o retorno do investimento.
Entre essas soluções destaca-se um conceito conhecido como “Comunicação Unificada”, que permite, entre outras coisas, receber ligações telefônicas feitas para um número de telefone fixo em qualquer dispositivo móvel e em qualquer lugar do planeta.
Ou seja, se você está fazendo uma viagem internacional e um cliente aqui do Brasil ligar para o seu escritório para dar aquele esperado “OK” para uma venda, você poderá falar com ele como se estivesse em sua mesa de trabalho em São Paulo.
Além disso, pela Comunicação Unificada você pode receber e-mails, torpedos e até mensagens de voz remotamente, independente do aparelho que estiver usando – um netbook ou mesmo um celular.
Por isso, os analistas corporativos de TI consideram que hoje – quando se fala em comunicação por IP – deve-se pensar muito além de um simples aparelho ou sistema de conexão. E que Voz sobre IP é só uma parte das possibilidades.
Por exemplo, as soluções de comunicação por internet podem ser baseadas em imagem, utilizando salas de reunião virtuais, com gente do mundo inteiro participando de uma mesma conversar online, com áudio e vídeo.
Isso reduz custos com viagens e facilita uma interação maior de times de trabalho que estão fisicamente distantes. Um aspecto “negativo”, segundo um executivo de uma grande empresa de TI que adota a solução de reuniões virtuais em sua rotina, é que ele deixou de acumular milhas para viajar com a família nas férias…
Eu participei de uma reunião deste tipo, recentemente: uma grande empresa de tecnologia anunciou uma parceria com uma rede de TV. A emissora adotou o sistema de salas virtuais nas mesas redondas com seus repórteres, durante a Copa do Mundo da África do Sul. Assim, participaram numa mesma sala virtual todos os repórteres que estavam em diversas cidades sul-africanas e os colegas que estavam em São Paulo. Se quisessem, poderiam ainda incluir, na mesma sala, os telespectadores plugados na internet por um micro com uma webcam e banda larga.
Imagine, então, a economia e os ganhos que teria uma empresa com escritórios espalhados pelo Brasil, se utilizar um sistema desses. Lógico que vão muito além da economia com a conta de telefone, já que, na verdade, os ganhos de agilidade e eficiência são muito maiores.
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