Hoje, no TI para Negócios, pela Rádio Eldorado, falei sobre as oportunidades excelentes que estudantes do Ensino Médio ou Universitários têm nas carreiras de engenharia, arquitetura e design, especialmente quando dominam a tecnologia de CAD.
Ouça aqui o comentário e/ou leia o texto na íntegra, abaixo:
No sábado, Oscar Siqueira, presidente da Solid Works do Brasil, falará sobre como as empresas de software auxiliam na formação de profissionais de CAD. Ouça a chamada:
Não só os eventos que vêm por aí, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estão ampliando a demanda por estes profissionais. Todas estas iniciativas têm prazos e especificações de qualidade rigorosas, que hoje são atendidas por meio de softwares de CAD 3D.
CAD é a sigla para Computer Aided Design, ou Desenho Auxiliado por Computador, que hoje tem uma demanda muito grande no mercado.
Há inclusive cursos técnicos específicos para CAD que são oferecidos por instituições como o Senai e mesmo por escolas particulares. Mas também são oferecidas disciplinas de CAD em cursos superiores de engenharia e arquitetura, que hoje dependem em 100% desses softwares.
Para se ter uma idéia, as ferramentas de CAD podem mostrar um prédio que ainda não foi construído em 3D e ainda simular se a estrutura dele foi corretamente projetada para suportar seu peso. O computador também pode exibir como será a incidência de luz do sol no edifício em todas as estações do ano e calcular os gastos com ar condicionado para manter o seu interior com uma temperatura estável.
As ferramentas atuais contam ainda com módulos para estudar inclusive a sustentabilidade da obra, permitindo fazer escolhas de materiais que reduzam o impacto da construção em relação à emissão de carbono ou mesmo diminuindo o consumo de recursos naturais.
Desenvolvimento de ferramentas
Além de servir para as construções como um todo, o CAD também é utilizado para projetar ferramentas de um modo geral, inclusive as que são utilizadas em obras de grandes dimensões. Imagine, por exemplo, a construção de um enorme estádio de futebol, para 60 mil pessoas. Uma obra deste tipo vai exigir o uso de betoneiras, guindastes etc. Todos esses recursos também são projetados em CAD.
Por isso, quem sabe mexer com programas de design assistido por computador tem hoje grandes oportunidades no Brasil e também em outros países. Fica aí a dica.
Comments