A obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) já nos fez refletir muito, desde 2007, ano de início da sua implementação. Especialmente, em aspectos filosóficos, por exemplo, sobre como enxergá-la. Ou seja, a NFe pode ser tida tanto como um desafio ou como uma oportunidade. A análise se parece com aquela da famosa visão de um copo com água até a metade, que para o pessimista está meio vazio e para o otimista, meio cheio.
Porém, a NFe tornou-se uma realidade, uma obrigação regulamentada, e levou a discussão para um outro patamar: como podemos tirar proveito deste novo cenário, cada vez mais eletrônico? Em suma, o exercício dos empresários, executivos e empreendedores gira sempre em torno da seguinte questão, que, agora, apesar da tecnologia, continua a ser a mesma: “como transformar desafios em oportunidades?”
As respostas são muitas e todas passam pela informatização das empresas, ou seja, pelo uso dos recursos da Tecnologia da Informação (TI) destinados à realização de negócios. A inovação ganhou mais importância e, aqui, vale lembrar que inovação não é simplesmente adotar a tecnologia, mas criar um jeito inovador, criativo, de fazer as coisas.
Em meu livro (“TI para Negócios – Como fazer a tecnologia trabalhar pelo seu sucesso e da sua empresa”, 2010, Netpress Books), mostro que os governos exigem cada vez mais que os relacionamentos com as instituições de Estado ocorram pela via eletrônica, online, pela internet. Além disso, apresento diversos sistemas que as empresas podem utilizar para otimizar os negócios, além de atender as obrigações com o Fisco, por exemplo.
Assim, não há dúvidas de que as empresas precisam se informatizar, utilizar computadores diariamente para cumprir com as exigências do Estado. Mas os investimentos em TI para cumprir as tais obrigações são altos e seria um desperdício de dinheiro não aproveitá-los com criatividade (inovação) também para melhorar os negócios.
O que as empresas precisam saber é como tirar proveito dos computadores e sistemas para se tornarem mais eficientes e lucrativas. E, para isso, realizei entrevistas com diversos especialistas, com visões diferentes e até complementares, que auxiliam a formar uma base de conhecimento para o leitor poder se inspirar e tomar decisões mais acertadas sobre como gerenciar a TI para trazer benefícios para os negócios.
Segue abaixo uma lista com as principais entrevistas e comentários sobre TI para Negócios, com enfoque no uso da Nota Fiscal Eletrônica (NFe):
Nota Fiscal Eletrônica estimula uso de ERP
O uso dos sistemas de gestão empresarial eletrônicos, também conhecidos como ERPs (Enterprise Resource Planning), está sendo estimulado pela necessidade de adoção da Nota Fiscal Eletrônica pelas empresas. Ouça o comentário que eu fiz sobre o assunto, ao vivo, no “TI para Negócios”, pela Rádio Eldorado:
Sistemas de gestão (ERP) preparam empresas para competir
O executivo Luis Cesar Verdi, presidente da SAP do Brasil, uma das maiores empresas desenvolvedoras de software para negócios, fala sobre a importância dos sistemas de gestão empresarial, os ERPs (Enterprise Resource Planning), e do crescimento de sua utilização por pequenas e médias empresas.
Nota Fiscal Eletrônica: grandes desafios
A mudança obrigatória da Nota Fiscal de papel para a modalidade eletrônica requer um preparo muito maior das empresas do que se imagina a primeira vista. Afinal, a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) impacta toda a cadeia de valor das empresas, começando com a compra das matérias-primas até a venda dos produtos finais para as lojas de varejo, por exemplo. Quem explica é Igor Ramos Rocha, presidente da divisão de identidade digital de uma empresa especializada em fornecimento de informações para apoiar as decisões de negócios.
Nota Fiscal Eletrônica: desafios
Preencher a Nota Fiscal Eletrônica com as alíquotas corretas de cada produto é responsabilidade do emissor e uma das principais armadilhas do novo processo. Afinal, antes da Nota Fiscal Eletrônica, alguns erros cometidos pelas empresas, mesmo que involuntariamente, passavam despercebidos. Ouça o comentário que fiz no TI para Negócios, pela Rádio Eldorado.
Ouça ainda entrevista com Marco Zanini, especialista em Nota Fiscal Eletrônica, sobre este tema:
Comments