SmartphoneAs vendas de smartphones aumentaram 72,1% em 2010, sendo responsáveis por 19% do total das vendas de dispositivos móveis, segundo levantamento do Gartner. As vendas de dispositivos móveis para usuários finais totalizaram 1,6 bilhão de unidades no ano, com alta de 31,8% em relação ao ano anterior.

“As fortes vendas de smartphones no quarto trimestre de 2010 impulsionaram a conquista de posições no ranking pelas fabricantes Apple e Research in Motion (RIM), que passaram para a 5ª e 4ª posições, respectivamente, nos lugares antes ocupados pela Sony Ericsson e Motorola”, afirma Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

“Já a Nokia e LG viram as suas participações no mercado caírem em 2010, pois estão sob uma crescente pressão para melhorar suas estratégias de smartphones”, disse a analista.

De modo geral, o mercado de dispositivos móveis mostrou menos sazonalidade do que nos anos anteriores , principalmente em mercados maduros, como Europa Ocidental e América do Norte. Nestas regiões, as vendas mundiais para usuários finais apresentaram um crescimento de 32,7% no quarto trimestre de 2010, com as vendas de celulares para usuários finais totalizando 452 milhões de unidades.

Mercado de componentes

O mercado sofre com a escassez de componentes como módulos de câmeras, controladores touchscreen e diodos orgânicos emissores de luz de matriz ativa já no quarto trimestre de 2010.

“Esta situação não vai melhorar até pelo menos a segunda metade de 2011. A escassez será uma preocupação de longo prazo para os fornecedores de dispositivos móveis, pois outras categorias de dispositivos de consumo para conexão estão crescendo rapidamente, como é o caso dos media tablets, que estão competindo por estes mesmos componentes”, relata Milanesi.