As soluções para negócios eletrônicos (também chamadas de e-business) utilizam cada vez mais recursos de mobilidade, o que envolve tanto celulares e smartphones – que são os telefones inteligentes – como também servidores e softwares específicos para cada tipo de atividade ou mercado.
Por exemplo: há sistemas que têm auxiliado empresas fabricantes de produtos a organizar suas linhas de produção com base nos dados fornecidos em tempo real pelos profissionais de vendas.
Assim, quando há uma grande demanda por um determinado tipo de produto, a fábrica já pode disparar pedidos de matéria-prima e outros insumos, com o intuito de atender aos pedidos dos clientes e, com isso, obter o máximo faturamento possível.
Esses sistemas também são empregados para reduzir custos, já que as entregas de matérias-primas podem ser planejadas de acordo com a velocidade da produção, reduzindo os estoques de material que ainda não está em uso. Além disso, como as vendas já foram realizadas, não há também o custo para a manutenção de grandes volumes de produtos prontos.
Por fim, com mais eficiência na produção e custos menores, os preços dos produtos finais também podem se tornar mais competitivos (viu Vanessa e Welington) e os lucros tendem a ser maiores.
Como funcionam sistemas como estes
De um modo geral, esses aparelhos de comunicação móvel, como celulares, notebooks, netbooks, tablets e até mesmo smartphones ou telefones inteligentes precisam estar conectados – via redes sem fios – com ferramentas de comércio eletrônico ou mesmo diretamente com o ERP, ou sistema de gestão das empresas, para dar estes resultados.
A mobilidade em si não resolve todos esses problemas. É um complemento aos sistemas que as empresas precisam ter programados para gerenciar os seus negócios com automação.
Cloud Computing
A Computação em Nuvem também pode operar em sintonia com as soluções de mobilidade. Há muitas ferramentas de gestão de negócios sendo oferecidas pela internet, sob demanda e terceirizadas, que realizam uma integração adequada com os recursos da mobilidade.
Entrevista desta semana: Francisco Giacomini Soares, da Qualcomm, sobre iniciativa social com ferramenta de TI móvel para comunidade de pescadores. Ouça a chamada:
Comments