Matthew West tem um emprego na SolidWorks que só faz sentido hoje em dia: Gerente de Comunicação para Mídias Sociais Online. Tem muita gente que nem suspeita o que seja isso, mas quando descobre tem, invariavelmente, a mesma reação: “Ah, sério!? Eu preciso de um cara desses na minha empresa”.

Pois é. Matthew é o cara que faz a SolidWorks encontrar sentido nos Facebooks, Twitters, Linkedins, Youtubes e blogs pessoais da vida online. O curioso é que ele faz isso sob a área de marketing da companhia, compartilhando alguns recursos com a turma de relações públicas, e sob a inspiração pessoal da experiência prática. Afinal, poucas são as fontes de informação e estudos sobre o tema.

Além disso, a riqueza está na vivência da rotina que, somada à velocidade com que este dia a dia se transforma, não pode ser substituída por nenhum trabalho publicado (e velho!).

Matthew entra em cena para dar informações, acrescentar dados, esclarecer dúvidas e coletar informações sobre experiências de usuários. É ele que processa o conteúdo que entra e sai da SolidWorks neste amplo ambiente online das Mídias Sociais. “Minhas ações são mais holísticas e menos localizadas para aproveitar o poder de cada uma delas”, explicou. “A SolidWorks tem blogs de educação ao redor do mundo e as iniciativas de comunicação estão espalhadas pelos departamentos da empresa: canais, clientes etc”.

É um sujeito calmo, como não poderia deixar de ser, mas tem uma rotina “pilhada”, pesquisando o que se fala sobre a empresa onde trabalha por toda a internet, incluindo em sites cujo idioma ele não domina.

“Os jovens gostam mais de compartilhar do que os mais velhos e de mostrar o que estão fazendo a cada instante”, constatou sobre os estudantes que já brincam com as ferramentas de CAD para produções 3D. “Temos de manter presença e prover conteúdo para eles”.

As grandes dimensões da web não são vistas como um grande problema para este jovem executivo. “A nossa empresa consegue localizar quem fala sobre ela mais facilmente, pois não somos como uma Coca-Cola, que tem gente falando em todo lugar”, explica Matthew, que desenvolveu sua própria metodologia de trabalho. “Eu acompanho o que falam da gente no Twitter, utilizando as ferramentas de buscas”.

Antes da SolidWorks, trabalhou na cadeia norte-americana Circuit City como web manager, “explicando as diferenças das TVs de LCD e Plasma aos clientes” – ironizou. Formado em letras e literatura, Matthew concedeu a seguinte entrevista ao “TI para Negócios”: