A Intel acaba de anunciar o lançamento do modem multimodal Intel® XMM™ 8160 5G, antecipado em mais de seis meses, esse modem foi otimizado para trazer a conectividade 5G a dispositivos como celulares, PCs e gateways de acesso à banda larga. O XMM 8160 5G irá suportar velocidades de até 6 gigabits por segundo, o que o torna de três a seis vezes mais rápido do que os modems LTE disponíveis hoje no mercado. A novidade chega ao mercado no segundo semestre de 2019 e irá oferecer recursos e experiências necessários para acelerar a adoção do 5G em larga escala.

“O novo modem XMM 8160 5G da Intel é a solução perfeita para suportar grandes volumes para escalonamento em diversas categorias de dispositivos, atendendo as exigências para a implantação em larga escala da tecnologia 5G. Acreditamos numa grande demanda para o conjunto avançado de recursos do XMM 8160, por isso tomamos a decisão estratégica de antecipar o lançamento em seis meses, entregando, assim, uma solução 5G de ponta”, explica Cormac Conroy, vice-presidente corporativo da Intel e gerente geral do Communication and Devices Group da empresa.

Diferenciais: o modem XMM 8160 é multimodal, o que significa que irá suportar o novo padrão para 5G New Radio (NR), incluindo os modos standalone (SA) e non-standalone (NSA), assim como rádios legados 4G, 3G e 2G em um único chipset.

Porque é importante: por meio da funcionalidade banda base multimodo com um único chip do modem XMM 8160 5G da Intel, os fabricantes poderão desenvolver dispositivos menores e energeticamente mais eficientes. Tudo isso sem a complexidade e os ajustes na gestão energética e de fatores de forma de dois modems separados para 5G e conectividade legada inerente aos primeiros modems 5G. Com a solução multimodal, a Intel oferecerá melhorias claras em termos de energia, tamanho e capacidade de escalabilidade. A solução multimodal integrada da Intel suporta conectividade simultânea (EN-DC) para LTE e 5G. Trata-se de um diferencial fundamental em dispositivos móveis para redes 5G, que precisam ser compatíveis com o 4G sempre que o 5G não estiver disponível.

O modem oferece a tecnologia avançada necessária para suportar o novo espectro de onda milimétrica (mmWave), bem como 5G NR abaixo de 6 GHz (incluindo bandas FDD e TDD de 600 MHz a 6 GHz) e velocidades de download de até 6 Gbps. O avanço da indústria para os espectros mmWave e de banda média sinalizam a grande necessidade de maior largura de banda para usuários, dispositivos e máquinas conectadas.

Por fim, o modem foi desenvolvido para ser escalonável. Com o apoio de operadoras líderes de mercado, certificação de plataforma ampla e suporte OEM, o modem XMM 8160 da Intel entrega as capacidades 5G de que operadoras e fabricantes precisam para garantir o sucesso de suas implantações globais.

Garanta o seu: O modem Intel XMM 8160 5G deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2019. Dispositivos comerciais com o modem Intel XMM 8160 5G como celulares, PCs e gateways de acesso à banda larga devem ser lançados no primeiro semestre de 2020.