A área de aquisição é parte estratégica do negócio e tecnologias já são aliadas para auxiliar e facilitar o dia a dia dos profissionais de compras. Foi pensando nisso que a GRSA – Compass Group, líder em serviços de alimentação, escolheu o Mercado Eletrônico para automatizar a gestão da área de suprimentos, que hoje transaciona mais de 120 mil pedidos/mês. Com a parceria, o grupo conta com tecnologias que automatizam o fluxo operacional de compras e permitem que profissionais da área se dediquem a tarefas menos operacionais, reduzindo custos e otimizando resultados.

“Temos, em nossa base de clientes, 6.500 fornecedores ativos, desde pequenos produtores até grandes indústrias e com necessidades diferentes. Notamos que muitos dos compradores dedicavam horas em processos operacionais e muitas das vezes, as ferramentas disponíveis eram pouco eficientes para os resultados esperados. A solução encontrada foi centralizar os processos em uma só plataforma para dar uma visão mais ampla e reduzir o tempo de operação, para atendê-los da melhor forma” comenta Renato Carreira, diretor de Supply Chain da GRSA|Compass.

De acordo com o executivo, a empresa avaliou as opções de ferramentas disponíveis no mercado com o apoio de uma consultoria especializada em fornecedores de soluções para área de compras B2B. No processo, o Mercado Eletrônico se destacou por ter soluções aderentes ao negócio e com bom custo benefício – que já apresenta indicadores positivos nos gastos da empresa. “Fizemos uma análise no departamento e notamos que muitas ferramentas eram pouco utilizadas por falta de conhecimento ou até complexidade. Em abril de 2017 iniciamos com o Mercado Eletrônico e contamos com soluções da empresa que dão mais visibilidade e controle dos fornecedores numa plataforma amigável. A partir de processos como o Leilão Reverso, já conseguimos economizar mais de R$ 1 milhão de reais em gastos com produtos como água mineral, EPI e uniforme”, completa.

Para Luiz Gastão, vice-presidente comercial do Mercado Eletrônico, ter a GRSA – Compass Group como cliente é uma oportunidade que reforça como o apoio à essas soluções é uma tendência e se torna diferencial na competividade das empresas B2B. “As empresas precisam, cada vez mais, de apoio para o uso da tecnologia em setores como o de aquisições. Após um processo de 4 meses de negociação, conquistamos a confiança da GRSA e hoje atendemos todas suas operações, inclusive compras internas. Com um portfólio robusto de soluções, além de oferecer otimização das vendas, tornamos a área de aquisição mais estratégica, o que permitiu melhor atendimento para toda a base deles e um custo reduzido”, completa.

Soluções adotadas

O projeto, dividido em várias etapas, iniciou com a ferramenta de gestão de pedidos e hoje, a GRSA Compass Group já possui quase todo o portfólio do Mercado Eletrônico operando em todas as suas compras (tanto para o setor alimentício, como para outros departamentos da companhia).

O grupo conta com soluções do Mercado Eletrônico em diferentes etapas: desde processos de e- procurement (focado no fluxo operacional de compras), e-sourcing (tomada de decisões) e marketplace (ambiente para relacionamento e negociações) de forma que se complementem na otimização do processo de compras e redução de custos.

· Leilão eletrônico – Com a solução, a empresa conta com um leque de ofertas e maior competitividade em suas negociações, o que aumenta o a receita e reduz custos. A partir de uma visão total é possível analisar o preço dos produtos e serviços com valores do mercado, além da possibilidade de ampliar a rede de parceiros;

· Portal de pedidos – as solicitações de compras são centralizadas em apenas um ambiente, tornando o processo mais assertivo e ágil, uma vez que é possível integrar com o ERP da empresa e gerar requisições diretamente do sistema de gestão;

· Contas pagas e a pagar – Com os pagamentos centralizados em uma única plataforma, é possível manter o fornecedor a par das datas de pagamento, assegurar que o pedido foi entregue, estabelecer regras e rastreamento e acompanhamento dos pedidos, o que facilita e fortalece a confiança entre o comprador e fornecedor;

· RFx – A ferramenta ajuda empresas a reduzir custos pós-negociação. O controle completo de dados das negociações entre compradores e fornecedores passa a ser feito de maneira transparente e personalizada, definido através da seleção de parceiros de negócio e de acordo com a realidade da empresa e seus objetivos, deixando os compradores livres para atividades mais estratégicas.