por Vanderlei Kichel *

Outubro de 2018 – Quando falamos em campanhas de marketing, logo nos vem à mente gastos e mais gastos. O que poucos sabem é que é possível fazer uma campanha de sucesso com um custo baixíssimo.

O ponto de partida será criar um checklist de tudo que é necessário para colocar a campanha no ar. Falando especificamente de um lançamento varejista, será necessário produto da coleção, fotos da campanha, divulgação nas mídias, convites, vitrine, decoração, coquetel, brindes, data para o lançamento e, é claro, os resultados. Tendo este planejamento em mãos, é hora de começar a aplicar o passo a passo por meio de uma única premissa: parcerias que não envolvam recursos! Vamos lá?

1. Incentive as pessoas de sua equipe – geralmente um editorial fotográfico tem alto custo, pois envolve modelos, fotógrafo, locação e requer toda uma produção. Que tal falar com seus colaboradores para checar se eles não têm essas habilidades? A colaboradora do departamento digital ou o vendedor podem ser os modelos e aquele funcionário que tem a fotografia como hobbie pode ser o fotógrafo. E, se não houver um colaborador fotógrafo, há a possibilidade de fazer parceria com um profissional e em troca ajudá-lo a se tornar mais conhecido.

2. Escolha lugares públicos ou de conhecidos para fazer as fotos – as locações costumam gerar custos altos para o orçamento das campanhas. Mas há opções de cenários gratuitos e tão adequados quanto aos ambientes pagos. Que tal pensar num parque ou lanchonete daquele seu parceiro? Assim, não é necessário dispender de recursos.

3. Explore o que há ao seu redor – para decorar a vitrine e o interior de sua loja com o tema da coleção não é necessário contratar uma empresa especialista. Proponha parcerias com as empresas de decoração próximas do seu comércio.

4. Saia da caixa – as fotos para a campanha e a vitrine já deram certo, mas e o coquetel de lançamento da coleção? Este item segue a mesma premissa: parceria! Uma empresa alimentícia que busca ter mais destaque e conhecimento de seus produtos no mercado é uma boa candidata. Convide-a para oferecer a degustação das especialidades como cortesia durante a festa de lançamento.

5. Invista o orçamento em brindes e campanhas de marketing digital – até agora só falamos em parcerias, mas onde estão os custos? Eles existem? Sim, eles existem, mas são baixos e devem envolver o deslocamento com pessoal, brindes para a festa de lançamento e o impulsionamento de publicações nas redes sociais.

Seguindo essas dicas qualquer loja pode fazer uma campanha de sucesso, mesmo com orçamento baixo. A sugestão é que você explore todos os recursos possíveis, busque novidades, conheça o comércio próximo da sua loja, conheça as habilidades das pessoas da sua equipe e aproveite ao máximo as parcerias, pois sempre há alguém querendo divulgar o seu trabalho, assim como você!

Mas lembre-se sempre: o foco no seu público é essencial para fortalecer a personalidade da sua loja. Trabalhe firme para conquistar o melhor resultado utilizando a menor quantidade de recursos possível. Parceiras são excelentes desde que sejam escolhidas e analisadas com muito cuidado.

* Vanderlei Kichel é CEO da SetaDigital