Por Claudio Neiva*
Ao longo de nossa história, a tecnologia sempre causou profundas transformações sociais e culturais. O surgimento de uma Era Digital cada vez mais complexa tem assumido um caráter desafiador para muitas companhias e seus profissionais, já que a forma como gerenciam os negócios está sendo marcada por alterações significativas que resultarão em um modelo de trabalho diferente nos próximos anos.
Estamos diante de um ambiente altamente automatizado, em que as empresas precisam investir em novas plataformas, ferramentas e serviços baseados em inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem. Isso impacta as funções e os empregos que conhecemos hoje, criando novas oportunidades para os profissionais que estiverem preparados para essa nova mentalidade digital.
Nesse sentido, o envolvimento dos líderes mostra-se imprescindível nessa transição do modelo de trabalho. Os CIOs (Chiefs Information Officer) precisam abandonar as fronteiras tradicionais e ampliar sua percepção sobre a mudança de cultura dentro da organização, entendendo que, muitas vezes, os negócios digitais acontecem fora da área de TI. Como detentores do conhecimento das tecnologias mais adequadas ao negócio, esses gestores devem aprimorar a destreza digital, promovendo a integração entre a TI e as demais equipes da empresa.
Toda a organização está envolvida no processo de transformação do modelo de trabalho. Isso exige a atuação colaborativa de equipes multidisciplinares, que considerem as prioridades e os recursos necessários para o alcance dos objetivos do negócio. Assim, é importante estimular grupos ágeis que percebam as mudanças de cenário e promovam as transformações e adaptações exigidas pelo mercado.
Outro papel da liderança é afastar os receios sobre os impactos da Transformação Digital na quantidade de postos de trabalho. É uma excelente oportunidade para demonstrar que a reformulação das estruturas organizacionais possibilitará o surgimento de novas atividades. Por exemplo, pesquisas indicam que, até 2020, a inteligência artificial criará mais empregos do que eliminará. Por isso, é recomendável que os profissionais busquem aprimoramento constante, de forma a estarem preparados para as oportunidades da Era Digital.
O conceito de “futuro do trabalho” possui, portanto, dois aspectos principais: compreender como a tecnologia está transformando as experiências profissionais e envolver todos os departamentos na definição de um novo modelo de atuação.
Cabe ao CIO observar esses dois fatores para liderar com sucesso a jornada rumo à Transformação Digital. Os líderes que souberem tirar proveito da tecnologia irão guiar, de forma segura, inovadora e positiva, a mudança cultural necessária para que suas empresas prosperem na Era Digital.
* Claudio Neiva é Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner
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