A Minsait, unidade de transformação digital da Indra, aponta que sua plataforma para BPO financeiro colabora para a redução no tempo de processamento dos contratos de crédito imobiliário no Brasil. De acordo com a companhia, que atua nas principais instituições financeiras privadas brasileiras, o tempo médio de execução das atividades de BPO passou de uma média de 30 dias em 2016 para 9 dias em 2018.
De acordo com Leonardo da Costa, Head de BPO da Indra no Brasil, isso é possível graças a três fatores principais: revisão de todo processo e fluxo operacional, automatização das atividades por meio das soluções de Intelligent Content Automation (ICA) e integração não intrusiva com os sistemas legados dos bancos. “Trabalhamos com uma plataforma própria e multicliente para BPO hipotecário, em que cada etapa é atualizada em tempo real para que os clientes tenham uma experiência única”.
Na prática, a Indra está presente em todas as etapas intermediárias entre a análise do processo e a emissão do contrato. Serviços como avaliação dos documentos (comprador, vendedor, imóvel), análise jurídica, análise de FGTS, confecção e conferência de contrato, esclarecimento de dúvidas de clientes e área comercial são exemplos de atividades desempenhadas pela companhia com a agilidade proporcionada pela tecnologia.
O aumento do volume de contratos, somado à redução no tempo de resolução de cada contrato individual não deixa dúvidas em relação ao potencial do BPO. Somente na Indra no Brasil, a quantidade de contratos processados por ano passou de uma média mensal de 600 em 2016 para 1.600 em 2018.
Com a redução do lead time, a empresa também aponta que instituições obtêm como benefício uma relação cada vez mais saudável com seus clientes. “Em tempos nos quais temos taxas de juros de crédito imobiliário muito similares, um diferencial para as instituições financeiras além da própria taxa é a satisfação de seus clientes. Acreditamos que os serviços de BPO são capazes de atendê-los da melhor maneira possível e podem contribuir ainda mais para a melhora dos índices de satisfação, como o grau de lealdade dos consumidores”, finaliza Costa.
Líder global em BPO para serviços financeiros
A Indra dispõe de uma oferta completa para a gestão integral de serviços hipotecários, com ferramentas e soluções próprias para o conjunto completo de serviços ao longo de toda a cadeia de operação da gestão hipotecária. A companhia dá suporte às tramitações relativas a mais de 100.000 imóveis de distintas instituições financeiras no mundo.
A companhia é líder absoluta em BPO (Business Process Outsourcing) e gerencia de forma solvente mais de 21 milhões de cartões ao ano. A Indra tem uma forte penetração no mercado latino-americano: seus clientes no setor financeiro representam mais de 40% do total de ativos bancários da região.
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