Nas últimas décadas, a indústria de telefonia móvel transformou-se em um ecossistema altamente sofisticado. Com a barra de expectativa do consumidor sobre o que os smartphones podem fazer constantemente em ascensão, os smartphones continuam sendo o principal dispositivo pessoal. No primeiro semestre de 2018, um total de 693,5 milhões de smartphones foram vendidos globalmente. A receita total foi de € 215,3 bilhões, o que representa um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2017. Os consumidores mostram uma tendência clara para os dispositivos premium, resultando em um aumento no preço médio de venda de quatro por cento. Estas são as descobertas da GfK para o mercado global de telecomunicações a ser lançado na IFA 2018 em Berlim.
Igor Richter, especialista da GfK para o setor de telecomunicações, comenta: “Os recursos do produto são importantes facilitadores para oferecer experiências ao usuário. A sofisticação dos aparelhos anunciados para este ano mostra claramente o esforço investido para levar os limites das capacidades dos smartphones aos limites. Esses recursos e aplicativos estão em constante evolução, com inovação tecnológica, disponibilidade de componentes e acessibilidade de preços. Tamanhos de tela e câmeras com alta resolução sustentam as experiências visuais habilitadas por processadores multi-core e grande armazenamento interno. Quase dois terços de todos os smartphones vendidos hoje já estão com vídeo full HD ou 4K ativado. Isso está posicionando o smartphone ainda mais como dispositivo pessoal para jog os ou para entretenimento de alta definição em música e vídeo. Com os dispositivos 5G no horizonte, essas experiências se tornarão ainda mais ricas para aplicativos multi-player ou compartilhamento de conteúdo. ”
Popularidade online afeta o varejo tradicional
Os varejistas de telecomunicações e as lojas de eletrônicos de consumo continuam sendo os canais mais influentes para o mercado de telecomunicações internacionalmente. Os canais on-line estão crescendo em popularidade devido à conveniência, redução de custos e melhores descrições de recursos de produtos. Embora as vendas através dos canais tradicionais dominem claramente, as vendas on-line representaram 15% de todas as vendas no primeiro semestre de 2018. Este é um ligeiro aumento de dois pontos percentuais em relação ao primeiro semestre de 2017.
Embora a presença no varejo tradicional seja importante, a criação de uma presença de varejo digital “global” consistente também está se tornando cada vez mais importante.
Tendência do consumidor para dispositivos com preços premium
Embora a demanda por smartphones seja mais ou menos estável em termos unitários, a indústria de telefonia móvel continua forte e resiliente, incluindo a tendência para dispositivos premium. Além disso, com a crescente preferência do consumidor por responsabilidade social, meio ambiente e comércio justo, esses consumidores não comprarão um novo smartphone se o antigo estiver funcionando bem. Embora haja uma tendência em prolongar os ciclos de vida, os consumidores estão dispostos a pagar mais, desde que vejam recursos aprimorados ou outros benefícios, e, como conseqüência, a demanda está mudando para dispositivos com preço premium. Por exemplo, na Alemanha, a demanda por smartphones posicionados no segmento de preço de mais de € 500 cresceu nos últimos três anos em 15%.
Conectividade é fundamental, não apenas em Telecomunicações
Com os recursos inteligentes crescendo em popularidade, há cada vez mais oportunidades para interfaces de usuário controladas por voz, baseadas em big data e inteligência artificial. A tecnologia emergente de assistente de voz personalizado permite que a capacidade de Inteligência Artificial (AI) da marca incorporada seja usada em dispositivos domésticos inteligentes sob uma aparência de marca. Além disso, a combinação de assistentes de voz com novos sensores para capturar gestos oferece outras possibilidades promissoras.
Os smartphones com melhor conectividade móvel, jogos com vários participantes e realidade virtual aumentada e mista aumentam ainda mais a maneira como os consumidores podem interagir uns com os outros e proporcionar novas experiências de alongamento à imaginação em movimento.
Mercados em desenvolvimento continuam a influenciar os mercados internacionais
O peso dos países em desenvolvimento é globalmente importante. A Ásia em desenvolvimento, incluindo a Índia, além do mercado chinês, pesa cerca de 41% de todas as compras de smartphones no mundo no primeiro semestre de 2018, e a APAC continua sendo a maior região internacionalmente.
Comments