70 milhões de quilômetros rodados a cada ano. Essa é a trajetória dos ônibus da Viação Águia Branca, empresa da Divisão Passageiros do Grupo Águia Branca. O Grupo Águia Branca é um gigante brasileiro com sede no Espírito Santo que faturou, em 2017, 5 bilhões de reais. A Divisão Passageiros tem como missão transportar pessoas por meio de ônibus que atendem as populações dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Sergipe. A empresa conta com uma rede de agências de venda de passagens própria e outra terceirizada, com aproximadamente 430 unidades no total. “Nos últimos dois anos, estabelecemos como meta estratégica superar em 30% nossa marca de venda de passagens por meios online”, diz César Chiachio, Gerente de TI do Grupo Águia Branca. Essa ação de transformação digital contou com o apoio das soluções F5 Networks.
A base das operações comerciais da Viação Águia Branca é a aplicação Total Bus, o sistema acessado pelos operadores das agências de venda de passagem. Para abrir um acesso Web/Mobile a essa aplicação, foi instalado um conector Web. “Era fundamental garantir a performance e a segurança desse ambiente”, observa Judson Coelho, Analista de Infraestrutura de Produção do Grupo Águia Branca. A meta era encontrar uma oferta que aliasse balanceamento, VPN e segurança – com análise de tráfego criptografado SSL e uso de WAF (Web Application Firewall) – em uma única solução. Após a realização de detalhadas POCs (Provas de Conceito), foi escolhido o F5 Bundle Best, plataforma integrada que oferece todos os recursos buscados pelo Grupo Águia Branca. A empresa também usa a plataforma de gerenciamento da F5 Networks, o Big-IQ.
A excelência da plataforma de e-Commerce da Viação Águia Branca é traduzida em resultados concretos. “A disponibilidade das VPNs SSL (criptografadas) que conectam nossos Data Centers às agências de venda de passagem chegou a 100%, sem nenhum incidente desde a implementação do Big-IP APM”, diz Coelho. O Big-IP LTM, por outro lado, colaborou para que a velocidade de carregamento das páginas crescesse 12,5%. Com ajuda do Big-IP ASM, o WAF (Web Application Firewall) da F5, ganhou-se visibilidade e segurança. O Big-IQ, que gerencia e orquestra todos os elementos da plataforma F5, gera online, real time, informações sobre todos os tipos de ataques – scanners, botnets, Windows exploits, etc. – disparados contra o ambiente de negócios. “Essa visibilidade tornou possível mapear os problemas que atingiam a aplicação e, com ajuda do WAF, resolver isso de modo a propiciar a melhor experiência ao nosso usuário”, detalha João Vitor Britto Jardim, Analista de Suporte ao Negócio do Grupo Águia Branca e gestor da aplicação Total Bus e de seu conector Web. Todos esses fatores contribuíram para que, hoje, a quantidade de acessos à plataforma Web de venda de passagens tenha aumentado 26,44%.
Grupo conta com Diretoria de Tecnologia e Inovação
O Grupo Águia Branca conta com toda uma divisão – a Diretoria de Tecnologia e Inovação – que centraliza a estratégia e a operação de TI e Telecom das várias empresas do grupo. Essa Diretoria é responsável pelos dois Data Centers do Grupo, pelas operações locais e, também, por selecionar parceiros para determinadas ações técnicas. É nesse quadro que entra em cena a ISH, parceiro de negócios da F5 Networks que atende o Grupo Águia Branca. “A ISH é um parceiro antigo do Grupo Águia Branca, sendo responsável por vários projetos de segurança de TI aqui dentro; foram eles que nos apresentaram à plataforma F5”, explica Judson Coelho. Ao final do processo da POC, a soma da expertise técnica dos profissionais ISH com as características do F5 Bundle Best e do F5 Big-IQ levou a empresa a escolher a solução F5/ISH. A ISH participou do processo de implementação das soluções F5 e de treinamento do time da Diretoria de Tecnologia e Inovação que iria lidar com essa plataforma.
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