Para iniciar todo o processo de produção de medicamentos, a Arese Pharma, indústria farmacêutica brasileira com mais de 20 anos de tradição, depende da entrada das NF-e das matérias primas no seu sistema de gestão empresarial. Este processo, porém, demandava muito tempo e recursos dedicados na recepção das notas, validação e inserção dos dados no SAP, o que atrasava o processo de fabricação.

Em busca de mitigar esses riscos empresariais e ganhar velocidade, a farmacêutica decidiu automatizar os processos de recebimento de documentos fiscais do ERP com a solução Autorec fornecida pela Focus IT, consultoria especializada em serviços SAP e no fornecimento de soluções de automação.

O fornecedor emite a nota fiscal eletrônica contra a Arese e de forma automática o software Autorec se encarrega de extrair essa nota junto à SEFAZ e incluir as informações no SAP. O processo automatizado ainda inclui a validação das informações contidas no arquivo para checar se estão em conformidade com o pedido de compra, tais como o código do produto, quantidade, valores e impostos. Em caso de divergências, a solução alerta o usuário, proporcionando uma análise antecipada das divergências no recebimento físico, evitando, dessa maneira, um possível atraso na produção por conta do envio de matérias primas que não foram solicitadas.

“O processo de entrada da nota fiscal eletrônica no SAP, que era realizado de forma manual, levava cerca de dez minutos, o que atrasava a recepção dos veículos para descarregar a matéria prima e ainda não era 100% seguro, devido aos erros de digitação. Agora, com a automação do processo, as mercadorias são recepcionadas em apenas um minuto e conseguimos reduzir os custos com mão de obra, além de minimizar os erros na entrega das obrigações fiscais”, destaca o Gerente de TI da Arese, Renato Alex Bratfich.

Hoje, de acordo com o diretor comercial da Focus IT, Cesar Sassoon, toda a escrituração das notas emitidas contra a Arese, incluindo notas fiscais de consumo, matéria-prima e conhecimentos de transporte, são sustentadas pelo Autorec. “Adaptamos nossa solução para contemplar todas as particularidades do negócio Arese Pharma, assim como a automatização do cenário de subcontratação e beneficiamento. Tudo para garantir 100% de eficiência na entrega das obrigações fiscais da indústria, assim como na agilidade, no recebimento e na redução de custos com mão de obra”, finaliza Sassoon.