Paulo Henrique Pichini*
image003Conhecido como um dos maiores eventos de A/V – áudio e vídeo – do mundo, o INFOCOMM 2018 abriu ontem, em Las Vegas, sua área de exposição. Após três dias de congresso, treinamentos e certificações, tivemos acesso à área onde o INFOCOMM mostrou lançamentos, novidades e tecnologias capazes de redesenhar um mundo integrado e conectado. O grande foco são soluções de áudio e vídeo que se integram, criando ambientes e espaços onde a experiencia do usuário será absolutamente inovadora. Os espaços com estas novas tecnologias e soluções são sensoriais, inteligentes e obviamente colaborativos. Aos especialistas que vem de redes e infraestrutura, nota-se que as soluções de AV consideram sempre o uso de cloud computing, com redes de comunicação de acesso baseadas em velocidades maiores do que gigabits por segundo. Nada funcionará a velocidades menores; tudo tende a ocorrer sobre cabeamento óptico. Trata-se de um mundo novo, dentro de um Centro de Convenções, que nos dá a certeza de que a tecnologia está pronta e madura e as soluções estão chegando em alta velocidade.
O resultado disso é a vida integrada e mais colaborativa.
As soluções visam um ser humano conectado em casa, no trabalho e no lazer. É incrível a sinergia destas tecnologias e soluções, com os novos ambientes colaborativos e de convivência, que temos visto e comentado, onde o trabalho, o lazer e a convivência se confundem e se tornam mais eficientes e eficazes.
Do ponto de vista de definições técnicas, encontramos novos órgãos de padronização e regulação de conteúdo, de padrões de protocolos para áudio e de empacotamento e roteamento de streaming de vídeo. Os grupos de discussão se mantêm ativos e efervescentes, mas a tecnologia e as soluções brotam de forma – aparentemente – bastante maduras. Os players tradicionais das redes de comunicação e ICT, como a Cisco, a Microsoft, a Arista e outros, estavam presentes, mostrando seus endpoints de vídeo colaborativos. A Cisco trouxe o ex-Spark, renomeado para WebEx Teams; a Microsoft mostrou surfaces e pad’s, baseados em colaboração com Teams. Muito vídeo sendo mostrado por estes fabricantes de ICT.
Na outra mão da História, os provedores de áudio – Bose, Yamaha, Meyer Sound, etc. –, com as tradicionais caixas acústicas e mesas de equalização, lançam produtos com uma robustez e qualidade de fidelidade nunca vistos antes. Essas tecnologias são plenamente integradas a vídeo e dados, complementando os ambientes inteligentes e sensoriais. O mesmo se aplica aos fabricantes de vídeo, LED, OLED, QLed, e várias ofertas de painéis de led que já chegam a 0,7 pixel pitch, o que garante uma resolução muito próxima da perfeição. Todo esse universo está integrado com áudio e as soluções de colaboração, IoT e customizados para verticais importantes como Retail, Educação, Transportes e ambientes públicos (teatros, aeroportos, etc.).
Temos de estar preparados para este novo mundo integrado e conectado. Essas soluções vão mudar as formas de viver, trabalhar e se divertir…
O mercado de AV se mostra ainda muito imaturo com relação aos processos globais e as vendas e negócios no além-fronteiras. Percebe-se claramente que o nível de regras e regulamentações dos modelos de negócios do mercado de ICT ainda está amadurecendo no mundo das soluções de AV e automação. Ainda assim, o mercado brasileiro precisa se adaptar e tropicalizar de forma adequada os preços e métodos, de modo a construir propostas para ambientes corporativos e profissionais. É importante ressaltar que existe aí um vazio. Basta considerar que o AV nasceu mais fortemente no residencial e, agora, vem com toda velocidade para o corporativo. Que essa evolução seja bem-vinda e salve o usuário corporativo do tédio – com certeza esse público vai desfrutar com voracidade destes benefícios.
*Paulo Henrique Pichini é CEO & President da Go2neXt Cloud Computing Builder & Integrator
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