Por Letícia Missali, Head de Marketing da Dynatrace América Latina
Gerenciar a performance digital de aplicações essenciais para os negócios e atender às demandas dos clientes, cada dia mais exigentes. Essa deveria ser a meta de todas as empresas que desejam se diferenciar na qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
Segundo o relatório Webshoppers 36, no primeiro semestre de 2017, o e-commerce faturou R$ 21 bilhões, registrando um crescimento de 7,5% se comparado com o mesmo período de 2016, cujo montante foi de R$ 19,6 bilhões. O número de pedidos aumentou de 48,5 milhões para 50,3 milhões – um acréscimo de 3,9% – e o tíquete médio passou de R$ 403 para R$ 418, obtendo uma expansão de 3,5%.
Diante da acirrada concorrência e do volume de informações e dados que o comércio eletrônico gera, monitorar cada detalhe sem uma ferramenta de apoio é uma atitude que pode acarretar sérias consequências para as companhias, uma vez que não é possível fazer a gestão de múltiplos sistemas e ter todas as informações em tempo real, muito menos controlar os acontecimentos. Por isso, as empresas bem-sucedidas estão utilizando tecnologias de performance digital para alavancar vendas e os negócios em geral.
Inteligência artificial: o controle dos negócios
Com as aplicações e os ambientes operacionais cada vez mais complexos, a maioria das companhias consegue monitorar apenas 5% de suas aplicações mais críticas com uso das ferramentas tradicionais de monitoramento.
Com o apoio da Inteligência Artificial, todos os processos podem ser automatizados, a ponto de tecnologias como APM (Application Performance Management), por exemplo, fornecerem uma avaliação automatizada do impacto de um problema para os negócios de uma empresa ou, até mesmo, identificarem automaticamente problemas de desempenho antes mesmo que os clientes sejam afetados.
Menos alertas e mais eficiência
As equipes de TI sofrem com a sobrecarga de alertas. A performance de aplicações depende, muitas vezes, de um conjunto de tecnologias que são interdependentes. Quando algum desses componentes falha ou diminui a velocidade, pode provocar uma reação em cadeia, deixando a equipe de TI rodeada de uma série de alertas oriundos de inúmeras ferramentas de monitoramento. A questão é saber quais informações são realmente relevantes e o que deve ser feito para solucionar os problemas digitais.
Ferramentas mais avançadas, que possuem Inteligência Artificial como base, dão um fim a grande quantidade de sinais, tendo a eficiência de detectar e entender que uma determinada quantidade de alertas pode estar relacionada a um único problema, proporcionando, assim, causalidade e não correlação.
Métricas simples são ineficientes
Ter uma visão completa da situação dos contêineres e os recursos subjacentes não é missão para qualquer ferramenta de monitoramento. A maioria delas apenas mostra um cenário superficial. Além de mostrar detalhadamente a saúde dos contêineres, dos programas e serviços que rodam dentro desses contêineres, soluções como APM detectam automaticamente os problemas e também suas raízes, fornecendo uma melhor visibilidade de todas as camadas da aplicação de fim a fim. Esse é mais um motivo para as empresas optarem por renovar seus sistemas de TI.
Aposte em alta fidelidade dos dados
As soluções de monitoramento utilizadas por sua empresa conseguem gerenciar a alta quantidade de transações, serviços e hosts se seu ambiente migrasse para a Nuvem e para Microsserviços? Conseguiriam, ainda, ver detalhes de ponta a ponta de 100% das transações?
São esses “detalhes” que reduzem a ineficiência da resolução dos problemas, impedem que impasses surjam na tentativa de otimização da performance e, principalmente, evitam a automatização das operações sem visibilidade total dos dados. Ou seja, para obter respostas seguras é preciso alta fidelidade dos dados com escalabilidade. E isso só é atingível com o uso de um sistema de gerenciamento de performance digital.
A partir do momento que as empresas decidem apostar na transformação digital, conseguem implementar soluções modernas que consolidam informações de uma forma mais direta, organizada e completa. Assim, as companhias têm condições de investir em melhorias gerais para um bom funcionamento e alinhamento do negócio com a TI, reduzindo o número de ferramentas tradicionais de monitoramento e diminuindo o tempo gasto integrando dados e licenciando software. Com o uso de tecnologia adequadas é possível obter melhores resultados e, ao mesmo tempo, usar menos recursos para implementar e gerenciar o ecossistema de monitoramento. Com a rapidez necessária para ambientes de e-commerce, o sucesso só será atingido por empresas que optarem por plataformas de gestão da performance digital. Alguém ainda duvida que, manualmente, é impossível gerenciar os ambientes que a cada dia estão mais complexos?
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