A Dynatrace, líder mundial em soluções de Gerenciamento de Performance Digital, anuncia os resultados de uma pesquisa global independente realizada com 219 executivos de tecnologia (CIOs- Chief Information Officers) do setor varejista. O levantamento revela que 77% das empresas que atuam no varejo avaliam que a complexidade de TI poderá tornar impossível o gerenciamento de performance digital de uma maneira eficiente. A complexidade de TI é uma preocupação cada vez maior à medida que os varejistas adotam novas tecnologias, como Cloud e Contêineres, com o objetivo de acelerar a inovação para atender às expectativas dos clientes e criar vantagens competitivas. No entanto, essas tecnologias também estão adicionando níveis significativos de complexidade em um ecossistema de TI já complicado.
O estudo destaca que essa complexidade de TI está crescendo exponencialmente, de forma que uma única transação feita pela Web ou por dispositivos móveis passa por uma média de 34 diferentes tecnologias e/ou componentes, em comparação aos 20 sistemas que eram utilizados há cinco anos. Esse crescimento tem sido impulsionado pela rápida adoção de novas tecnologias nos últimos anos. No entanto, essa tendência está prevista para acelerar, com 53% dos CIOs de varejo planejando implementar um número maior de tecnologias no próximo ano. A pesquisa também revela que entre as tecnologias-chave a serem adotadas nos próximos 12 meses estão Multi-Cloud (98%), Microsserviços (89%) e Contêineres (86%).
Como resultado da crescente complexidade, as equipes de TI agora gastam uma média 30% do seu tempo, lidando com problemas de performance digital, resultando um custo de US$ 1,8 milhão por ano para cada empresa. À medida que procuram uma solução para esses desafios, quatro de cada cinco CIOs de varejo avaliam que a Inteligência Artificial (IA) será fundamental para a capacidade de TI dominar a crescente complexidade do segmento, sendo que 80% já possuem ou planejam implementar IA nos próximos 12 meses.
“Os varejistas de hoje estão sob uma enorme pressão para acompanhar a economia digital sempre conectada, além de receberem muitas demandas dos clientes por inovação constante para aprimorar a experiência de compra tanto pela loja quanto na Internet”, diz Matthias Scharer, Vice-Presidente de Business Operations da Dynatrace. “Como consequência, os ecossistemas de TI estão passando por uma transformação constante. A transição para infraestrutura virtualizada foi seguida pela migração para a Nuvem, que tem sido substituída pela tendência de Multi-Cloud. Muitos CIOs perceberam que suas aplicações Back-End não foram desenvolvidas para os ecossistemas digitais de hoje e, por isso, estão sendo remodeladas para uma arquitetura nativa de Nuvem. Essas mudanças rápidas deram origem aos ecossistemas de TI de (hyper-scale, hyper-dynamic and hyper-complex), tornando cada vez mais difícil monitorar a performance digital e gerenciar efetivamente a experiência do usuário “.
A pesquisa também identificou os desafios difíceis de superar, à medida que os varejistas migram para ecossistemas de Multi-Cloud e arquitetura nativa de Nuvem, com o objetivo de atender às expectativas dos clientes. Entre os destaques da pesquisa estão:
– 75% dos CIOs das organizações de varejo dizem que a Multi-Cloud torna especialmente difícil e demorado o monitoramento e o entendimento do impacto que os serviços em Nuvem têm na experiência dos usuários;
– 72% estão frustrados com o tempo gasto que a TI leva para configurar o monitoramento de diferentes ambientes em Nuvem ao implementar novos serviços;
– 74% dos CIOs de varejo dizem que monitorar a performance dos Microsserviços em tempo real é quase impossível;
– 85% dos CIOs de varejo avaliam que a natureza dinâmica dos Contêineres torna difícil entender seu impacto na performance da aplicação;
– A manutenção e configuração do monitoramento da performance (57%) e a identificação de dependências e interações de serviços (50%) são os principais desafios identificados pelos CIOs para o gerenciamento de Microsserviços e Contêineres.
“Para que o ambiente de Cloud ofereça os benefícios esperados, os varejistas devem ter visibilidade de fim a fim de todas as transações”, explica Scharer, destacando que a Dynatrace oferece soluções para resolver os problemas de performance digital das empresas. “No entanto, isso tornou muito difícil porque eles estão desenvolvendo ecossistemas de Multi-Cloud em uma variedade de serviços da AWS, Azure, Cloud Foundry, SAP, entre outros. Além disso, a mudança para arquiteturas nativas de Nuvem fragmenta ainda mais o caminho da transação”.
“Hoje, um ambiente de TI pode ter bilhões de dependências, por isso, enquanto os ecossistemas de varejo modernos são fundamentais para a rápida inovação, a abordagem para monitorar e gerenciar a performance é baixa. As empresas não podem mais confiar nos seres humanos para sintetizar e analisar os dados. É preciso ser capaz de detectar e acionar os ambientes de TI varejista em tempo real e, o mais importante, usar a Inteligência Artificial para identificar problemas com precisão e ajustar os ambientes corporativos para um caminho de autogerenciamento. Tudo para garantir a melhor performance e experiência do ponto de vista dos clientes”, diz Scharer.
Além dos desafios da gestão de um ecossistema de TI complexo, a pesquisa também indica que os departamentos de TI estão lutando para acompanhar as demandas internas dos negócios. De acordo com o levantamento, 71% dos CIOs de varejo dizem que o departamento de TI está sob muita pressão para manter as demandas pouco reais da área de negócios e dos usuários finais. 79% ressaltaram que está ficando cada vez mais difícil encontrar tempo e recursos para responder à quantidade de solicitações das empresas e ainda entregar tudo o que se espera de TI. Em particular, 79% dos CIOs varejistas dizem que é difícil mapear as métricas técnicas de performance digital para o impacto que eles têm no negócio.
O relatório, encomendado pela Dynatrace, é baseado em uma pesquisa global feita com 219 executivos da área de TI (CIOs) de organizações varejistas que possuem mais de 1.000 funcionários. O levantamento foi feito no final de 2017 com apoio da Vanson Bourne. O estudo incluiu entrevistados do Brasil e de países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, China, Austrália, Cingapura e México.
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