Conheça os vencedores da Innovation Challenge 2017, realizada em parceria entre a T-Systems Brasil, provedora alemã com amplo portfólio digital de soluções e serviços de TI, e a FIAP, um dos centros de excelência em tecnologia mais respeitados do país. A Innovation Challenge é uma iniciativa que desafia os alunos da instituição a desenvolver novas soluções para o mercado.

Com o objetivo de oferecer aos alunos uma experiência diferenciada, o Innovation Challenge é, na prática, um desafio de empreendedorismo e inovação. Os alunos participantes formam equipes e competem em um desafio, no qual podem criar ideias e soluções e concorrer ao prêmio de melhor projeto de inovação do ano letivo.

Para a edição deste ano, a T-Systems apresentou o desafio Smart Factory aos cerca de 250 alunos do 1º ano dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Divididos em grupos de cinco alunos, o objetivo foi desenvolver software que simulasse um processo de produção industrial, desde a entrada do pedido até a entrada do produto em estoque, passando pela escolha dos fornecedores e pela fabricação.

Conheça os projetos premiados e suas respectivas colocações:

1º. Colocado – Grupo ACEP

“Nossa solução atende aos processos essenciais de manufatura, trabalhando com a indústria 4.0 junto com tecnologias disruptivas para atender a processos antes tradicionais. Nós apoiamos a transformação digital e automatização em toda a cadeia produtiva do seu negócio. Utilizando o mote de mobilidade os gestores podem ter acesso em tempo real a uma quantidade significativa de informações antes restritas aos terminais das próprias indústrias”.
Autora do Texto: Cristiane dos Santos Pessoa Guerra

2º. Colocado – Grupo VOSSC

“A VOSSC é uma Supply Chain otimizada por voz. O usuário reporta os erros da cadeia enviando um áudio ao sistema pelo celular; a mensagem, processada pela nossa inteligência artificial (construída com o IBM Watson), identifica o erro e retorna sugestões do que fazer ante o ocorrido, tendo como base informações de incidentes passados, além de dashboards com a situação das áreas pertinentes ao problemas As ocorrências são armazenadas e direcionadas para a plataforma, na qual todos os erros acumulados durante certo tempo apresentam-se como um histórico organizado por setor, oferecendo, assim, uma visão dinâmica das necessidades da cadeia ao gestor.”
Autora do texto: Poliana Ferreira

3º. Colocado – Grupo Narcódigo
“Pensamos sempre em objetividade, simplicidade e funcionalidade.
Baseamos nossas inovações em prover mobilidade aos gestores, onde os mesmos não precisam ficar na frente do sistema o dia todo para monitorar seu negócio. Com isso desenvolvemos um sistema onde quando ocorre alguma anomalia na linha de produção o gerente é notificado imediatamente tanto via SMS quanto no SMARTWATCH podendo também consultar dados históricos através de dashboards.”
Autora do texto: : Beatriz Sousa

O primeiro ciclo da parceria com a FIAP envolveu trabalhos apresentando processos inovadores e disruptivos como Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Internet das Coisas (IoT), Near Field Communication (NFC), Chatbot (robôs que fazem chats automáticos e interativos com clientes) e inteligência cognitiva.

Para Luis Fernando Tadei, Head of Digital Transformation, da T-Systems, a evolução, a dedicação e a paixão com que os alunos se envolveram nos projetos durante o ano foram surpreendentes e superaram as expectativas. “Parabéns a todos os envolvidos!”

Segundo Fernando Vidoi, gerente de Inovação, da T-Systems, “a mentoria traz uma experiência única, tanto profissional como pessoal, mas o importante de tudo isso é saber que de alguma forma foi possível contribui com o crescimento profissional desses jovens. E em 2018 os trabalhos continuam!”

Para Rita de Cássia Rodrigues, coordenadora de graduação da FIAP, o Innovation Challenge é uma oportunidade de interação entre os alunos da instituição e o mercado. “De um lado o desafio estimula a transferência de cultura entre os jovens e as empresas e, de outro, estas têm acesso a novos talentos”, afirma.