O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, afirma que os executivos de TI (CIOs- Chief Information Officers) devem descobrir como os presidentes (CEOs – Chief Executive Officers) pensam sobre negócios e sobre transformação digital para convencê-los de que é hora de investir no mundo tecnológico.

Durante o Gartner Symposium/ITxpo 2017, os analistas oferecerão aos executivos com poder de decisão uma visão estratégica das tendências em evolução e sobre como devem explorar novas formas de pensamento para impulsionar mudanças e desenvolverem-se como os novos líder das organizações di futuro. “O negócio digital não é mais uma linha lateral”, diz Mark Raskino, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner. “Os executivos de TI devem ajudar os Presidentes a impulsionarem suas empresas rumo à transformação digital”, diz.

Durante o Gartner Symposium/ITxpo 2017, o Gartner anunciará os achados de sua Pesquisa com CEOs 2017. Os resultados mostram que, apesar de mudanças políticas inesperadas e alertas econômicos, 58% desses executivos classificam o crescimento como prioridade estratégica até 2018.

Os CEOs estão à procura de facilitadores de crescimento. Eles podem ver a tecnologia digital e de informação como um fator chave. Os CIOs precisam garantir aos executivos que as capacidades tecnológicas sejam centradas em dados, baseadas em plataforma ágil, centradas no design do usuário, pensadas com segurança e bem financiadas. Isso permitirá que eles criem uma base tecnológica capaz de suportar a transformação digital.

Tendo em mente o crescimento como carro-chefe, os CEOs devem investir fortemente em tecnologia, vendas e inovação de produtos. “Pense na adaptação, inovação e melhoria de produtos, e na melhoria da margem de lucro – por exemplo, por meio do poder de preços – ao considerar a melhor maneira de aplicar informações e tecnologia em apoio ao crescimento”, disse Raskino.

Após o crescimento, a pesquisa mostra que 31% dos CEOs classificam as prioridades relacionadas a TI como seu próximo maior desafio, ante 19% registrados na pesquisa de 2016. Dentro da categoria de TI, os executivos tinham preocupações de alto nível, como melhorar os sistemas e investir mais na tecnologia, mas houve um aumento no número que menciona especificamente a transformação digital como prioridade.

À medida que os CEOs são pressionados no mundo digital, mais empresas irão além da experiência digital. Com 47% reportando a pressão dos conselhos para fazer progressos em direção ao negócio digital, é hora de passar da especulação para um plano digital real. Mais da metade concorda que seus investimentos digitais já melhoraram os lucros.

Embora os executivos tenham avançado sua compreensão do que significa ser digital, ainda há um longo caminho a percorrer. No Gartner Symposium/ITxpo 2017, serão apresentadas as grandes brechas de compreensão entre CEOs. Alguns indicam os negócios digitais como a maneira que os produtos transformados digitalmente avançarão em suas indústrias, enquanto outros estão presos em padrões de pensamento antigos, como um escritório sem papel. Os executivos de TI serão os responsáveis por educar e orientar os CEOs para expandir seus horizontes.

A pesquisa do Gartner mostra que os Presidentes estão avançando, com 42% dizendo que em primeiro lugar o digital ou digital como centro são agora a postura comercial da empresa. Em geral, os CEOs estão mostrando maior ambição quando se trata de negócios digitais. Mas, cerca de 50% dos CEOs não possuem uma métrica real para um negócio digital de sucesso. Sem principais indicadores e metas de condução, grandes mudanças não acontecerão. Os CIOs precisam propor e explicar ações criativas de estratégia de negócios digitais e ser criativos sobre o desenvolvimento de ideias digitais. “Recomende as ideias de negócios digitais que tenham o efeito mais poderoso, mesmo que essas não sejam as mais utilizadas. Na TI convencional, fazer o mesmo que a maioria faz mais sentido porque o objetivo é a minimização de risco. No negócio digital, a liderança competitiva vem da diferenciação, que tende a ser incomum e corajosa”, diz Raskino.

Segundo o Gartner, é importante lembrar os CEOs que, para que sejam bem-sucedidos, precisam encontrar novas formas de pensar seus negócios digitais. A confusão dos mundos físico e virtual pode levar a uma transformação total do produto. Por exemplo, considere como a transformação digital está impactando as indústrias automotivas e de mídia.

O negócio digital exige comportamentos empresariais de risco com tecnologia. Para muitos, a tentativa de jogar um jogo tardio de “pega-pega” não funcionará, então as estratégias de salto devem agora ser consideradas. O negócio digital exige um novo tipo de mentalidade e é seu trabalho ajudar o CEO a reconhecer a necessidade. “Ajude seus CEOs a um pensamento abstrato sobre a natureza da mudança de negócios digitais e sobre como liderá-la”, diz Raskino. “A disrupção que traz não pode muitas vezes ser tratada totalmente dentro de quadros de referência existentes”, diz.