Tudo o que ganha importância suficiente para fazer algum sentido em nossas vidas sempre atrai amores e ódios. É inevitável. Nesses casos, apenas uma coisa tende a ser unânime: a consciência sobre a relevância da coisa em si.
A Microsoft é uma “coisa” dessas, com seus admiradores doentes e também seus opositores insanos. Na verdade, os extremos nunca atingem o saudável equilíbrio. Mas uma coisa que não se discute é o papel que a empresa desempenhou e desempenha na popularização do computador e dos sistemas. A história fica para sempre.
Agora, a Microsoft anunciou mais um passo que pode estar sendo dado neste sentido de popularizar, com uma nova ferramenta para auxiliar as pessoas e as empresas a se relacionarem melhor com os seus clientes: o Microsoft Dynamics CRM Online.
CRM vem da sopa de letrinhas que esclareço em meu livro “TI para Negócios” e que significa Customer Relationship Management. Em bom e claro portuga: Gestão do Relacionamento com Clientes.
O produto é oferecido sob demanda, pela internet, não tem de ser instalado no seu computador e é pago por uso. Ou seja, é oferecido no modelo de “Computação em Nuvem”, que, em suma, é o que acabo de explicar.
O documento oficial da companhia diz o seguinte:
O Microsoft Dynamics CRM Online está sendo lançado pela primeira vez fora da América do Norte em 40 mercados e 41 idiomas. O produto está disponível por um preço promocional de US$ 34 por usuário por mês nos primeiros 12 meses, para os clientes que aderirem até o dia 30 de junho de 2011. As empresas poderão acessar uma versão de testes gratuita do produto no site http://crm.dynamics.com.
“O lançamento do Microsoft Dynamics CRM Online complementa a estratégia de Cloud Computing (Computação em Nuvem) da Microsoft no Brasil. Queremos oferecer opções de escolha e flexibilidade para nossos clientes corporativos que contam com um produto fácil de usar e que possibilita colaboração e racionalização de processos, além de acesso a dados em tempo real”, afirma Mauricio Prado Silva, gerente geral da Divisão da Microsoft Business Solutions da Microsoft Brasil.
Ouça a entrevista que Mauricio Prado Silva concedeu para mim, há um ano, sobre CRM e que está citada em meu livro:
E aí? Vai experimentar o CRM da Microsoft em “cloud”?
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