A Truckvan, líder brasileira no mercado de soluções sobre rodas, viu seus resultados produtivos melhorarem após a adoção do software Solid Edge, da Siemens PLM. Responsável por design 3D de produtos, a solução da gigante alemã aumentou em 25% a produtividade da empresa, além de reduzir o desperdício de material em 10% e os ajustes durante as montagens de protótipos em 50%.

O currículo da Truckvan conta com a produção de cerca 45 mil baús de alumínio, a entrega de aproximadamente 650 unidades móveis para áreas como saúde, treinamento profissional e segurança, além do desenvolvimento de mais de 80 foodtrucks. No entanto, a companhia se esbarrava com uma vasta e imprecisa biblioteca de desenhos, além de muita duplicidade de projetos com informações desencontradas, indícios que sinalizavam a necessidade de uma reformulação a cada nova atividade em desenvolvimento.

Ao iniciar o trabalho com a Siemens PLM, em 2012, a empresa encarou um novo cenário. O software Solid Edge possui uma interface intuitiva e permite gerenciar, construir e visualizar as montagens de peças em tempo real, sem comprometer o desempenho dos colaboradores. “Além disso, ele acelera e facilita a criação e edição dos designs de produtos 3D com o uso da tecnologia síncrona – que combina a velocidade e a simplicidade da modelagem direta com a flexibilidade e o controle do design paramétrico”, explica Danilo Fuga, gerente de engenharia da divisão de projetos especiais da Truckvan.

O profissional acrescenta que o fato de a plataforma disponibilizar uma lista de materiais a serem utilizados durante uma montagem colabora para a otimização de tempo e redução de desperdícios. “Funcionalidades de prototipagem digital também permitem a construção de matrizes em 3D e a otimização de design antes da produção. O desenvolvimento na plataforma tridimensional possibilita uma demonstração gráfica de como ficará o produto, servindo também como material de apresentação, divulgação etc”, garante Fuga.

Myrtna Kumov, gerente de marketing de Solid Edge na Siemens PLM, destaca que a facilidade de manuseio do Solid Edge não exige que o usuário final faça cursos para se familiarizar ao software. “A ferramenta é bem intuitiva e com um nível alto de detalhamento, o que permite a criação de peças com bastante rapidez”. Danilo Fuga complementa esse argumento. “Tive um longo intervalo ocupando posições sem envolvimento direto com as áreas de projeto. Ao assumir minha atual função na Truckvan, nunca havia utilizado software 3D e comecei a aprender basicamente para entender as dificuldades da equipe e otimizar o uso dos recursos que tínhamos disponíveis. Hoje, sem nunca ter realizado sequer um curso básico de utilização do software, sou capaz de desenvolver projetos complexos”.