Por Renata Bassanetto*

Termo bastante utilizado atualmente, a transformação digital é o uso da tecnologia para melhorar o desempenho das empresas e garantir resultados mais efetivos. Com essa transformação, a empresa atinge seus receptores de forma mais abrangente na rede. Internamente, é possível usar a tecnologia para realizar pesquisas, prever possíveis resultados, armazená-los para avaliações posteriores, acompanhar em tempo real a percepção dos consumidores etc. A empresa se posiciona como digital – como complemento ao modelo atual ou migrando totalmente – mas ainda existem diversas dúvidas sobre seus benefícios e como se deve promover essa ideia “digital”, tais como:

Quais empresas podem desenvolver uma cultura digital?

O processo deve ser iniciado e estruturado no planejamento estratégico das organizações, considerando o tempo de aplicação do processo e os recursos envolvidos. Isso significa que todas as áreas da empresa devem ser envolvidas em um plano de negócios, não somente a área de Tecnologia da Informação. E também não é aplicável somente às empresas do setor de tecnologia ou startups que nasceram no meio digital: todas as empresas podem se adaptar. O processo de mudança deve começar do topo, com os líderes desenvolvendo programas para que todos os colaboradores estejam cientes e integrados nessa mudança.

Na prática, como a transformação digital pode ajudar as empresas?

Para começar, a empresa passa a integrar um dos meios mais utilizados atualmente, estando mais perto do consumidor. Além disso, a transformação digital permite, por exemplo, que as empresas segmentem melhor o público a partir de ferramentas de métricas e analytics, que analisam o comportamento e permitem uma abordagem mais personalizada. Permite, também, acompanhar em tempo real o que os receptores pensam das empresas por meio de redes sociais, para melhorar a experiência do público.

Os processos internos também se beneficiam da transformação digital. Com o uso de sistemas, é possível armazenar e consultar dados rapidamente, facilitando os processos de trabalho. Melhora também a comunicação interna e a integração dos setores, gerando equipes de alta performance e motivação. O modelo de negócios das empresas também pode ser aprimorado, como ampliação de produtos e serviços do portfólio que se beneficiem da tecnologia.

Quais os desafios para a transformação digital?

As ações isoladas nas empresas não são suficientes para que se notem os efeitos da transformação digital. Ela precisa ser feita de maneira planejada e integrada, como citado acima. É necessário estar ciente que essa mudança influencia na cultura da empresa. Além disso, a área de TI, mesmo que não seja a única envolvida nesse processo, é essencial para o bom funcionamento de softwares e hardwares que permitem a transformação digital. Por isso, é sempre bom contar com fornecedores e consultorias de confiança para manter tudo funcionando.

Socialmente falando, é notável que o uso da tecnologia tem alterado os padrões da sociedade, como os comportamentos de consumo, que se tornaram mais imediatos. Pedir táxi, comida, mandar mensagens instantâneas, transferir dinheiro, realizar comprar, fazer reservas de voos e hotéis, e expressar opiniões, são apenas alguns exemplos do que nos tornou mais exigentes mediante a troca de informações. Portanto, essas características sociais demonstram que é quase obrigatório que as empresas repensem seus negócios para se transformarem em digitais.

*Renata Bassanetto, assistente comercial da DBACorp