Hoje, o ATM (Automated Teller Machine), também conhecido como caixa eletrônico, é considerado uma conveniência que, antes do lançamento na Inglaterra, em 1967, teria sido considerada inconcebível pelo consumidor comum.

Cinco décadas mais tarde, o ATM da economia conectada disponibiliza interações móveis, recursos de vídeo e a capacidade de oferecer experiências mais inteligentes e interativas. A NCR Corporation celebra a longa história de sucesso da indústria do ATM, bem como a evolução da tecnologia que permanece no centro dos esforços dos bancos para reinventar a experiência do varejo e transformar suas agências.

“Aquilo que começou como um simples dispositivo para transações monetárias é hoje uma plataforma indispensável que ajuda os bancos a transformar a experiência das agências e dos canais físicos existentes”, afirma Bill Nuti, presidente e CEO da NCR Corporation.

“Atualmente, graças aos esforços da NCR e da indústria como um todo, o ATM tornou-se uma ponte, uma forma de mesclar os canais digitais e físicos para proporcionar experiências conectadas aos consumidores, e uma ferramenta inestimável que promove a inclusão financeira e oportunidades em todo o mundo”, conclui.

Em seu longo histórico de inovação, a NCR destaca apenas alguns dos principais momentos para esta celebração:

1967 – Barclays, em Londres, instala o primeiro ATM do mundo, no dia 27 de junho de 1967.
1969 – O primeiro ATM das Américas faz sua estreia pública em Rockville Center, Nova York.
1977 – A NCR lança seu primeiro ATM: o modelo 770, um revolucionário terminal de autoatendimento.
1980s – A NCR apresenta o NCR 1780, seu ATM drive-up, em Baton Rouge, Los Angeles.
1998 – A NCR instala um ATM em McMurdo Station, na Antártica: o ATM mais solitário do mundo.
2000 – O número de instalações mundiais de ATM alcança a marca de 1 milhão de unidades.
2014 – A NCR já conta com ATMs em mais de 120 países.
2015 – A NCR lança o Kalpana™, plataforma de software corporativo que migra o software e as operações do ATM para a nuvem.
2017 – A NCR lança o NCR SelfServ 80 Series, um ATM preparado para dispositivos móveis, criado para redefinir a experiência bancária.
2017 – Bill Nuti, presidente e CEO da NCR, recebe o prêmio Lifetime Global Innovation da ATM Industry Association, em Londres.
Para mais informações sobre a história dos ATMs, clique aqui para assistir a um vídeo, ou clique aqui para visualizar nosso infográfico que celebra o 50º aniversário do ATM no mundo.