Referência em móveis e eletrodomésticos no sul catarinense, a rede varejista Adelino investiu na solução Gestão Empresarial | ERP com especificidades para varejo da Senior, assim como nos principais módulos do sistema Gestão de Pessoas | HCM da companhia – referência em tecnologia para gestão. As soluções ajudam a otimizar processos, rotinas e auxiliam na tomada de decisão.
“Procurávamos uma solução que possibilitasse a integração de todos os setores da empresa, desde a área de vendas até a logística, com total controle e rastreabilidade de todos os processos”, conta Alysson Prudencio, Contador das Lojas Adelino.
Em apenas nove meses de operação, houve uma grande melhora nos processos de gestão da Adelino. A primeira conquista foi a possibilidade do sistema de entregas sair direto do Centro de Distribuição para a casa do cliente, sem a necessidade do caminhão que transporta o produto passar em alguma das lojas para pegar as notas fiscais de faturamento. Isso permitiu que a empresa ficasse mais ágil e diminuísse o tempo de entrega consideravelmente.
Além disso, a varejista obteve benefícios na área financeira, que agora consegue em tempo real verificar como estão os suprimentos e retiradas das lojas com muito mais eficácia. Com as informações sempre disponíveis, os processos ficam mais ágeis e elimina os retrabalhos, tornando a operação mais eficaz.
Na área da controladoria houve avanço na realização dos fechamentos contábeis, que envolvem todos os processos de contabilização. A empresa demorava cerca de três meses para realizar o fechamento e conferir todas as etapas. Já com a solução da Senior, o processo é finalizado em até 20 dias.
Com o sistema de varejo totalmente integrado nativamente ao ERP da Senior, a Adelino conseguiu também mais assertividade nas parametrizações das políticas da empresa, que tornou a gestão da área comercial muito mais eficaz e intuitiva. Cerca de 150 pessoas envolvidas somente no sistema das lojas já foram treinadas.
“O varejo é um dos segmentos de mercado com muitas particularidades no que diz respeito a seus processos. Para garantir a eficiência da operação de uma cadeia de estabelecimentos, o sistema de gestão tem que oferecer independência às lojas em relação à matriz em relação às operações de venda e recebimento. Tudo isso sem desconsiderar a urgência da matriz em enxergar o todo e acompanhar cada passo”, afirma Alencar Berwanger, diretor de Marketing e Produto da Senior.
“Encontramos no software da Senior, além das necessidades exigidas para o projeto, a possibilidade de manter o ‘jeito’ Adelino de atender o cliente”, diz Prudencio, evidenciando a flexibilidade de ajustar os sistemas de acordo com as necessidades da empresa. “Além disso, a Senior conhece profundamente a legislação e desenvolve projetos de acordo com a estratégia do negócio. Isso contribuiu para manter o nosso diferencial, que é atender bem nossos clientes, característica fundamental no nosso segmento”, diz.
Projeto adequado
A empresa adquiriu o Gestão Empresarial | ERP e os módulos Relações Trabalhistas e Qualidade de Vida da solução Gestão de Pessoas | HCM. “Acreditamos que as soluções da Senior trarão confiabilidade às nossas informações para que possamos tomar as decisões em tempo hábil, ajudando na identificação de falhas de processos e rotinas. Desta forma, poderemos também identificar eventuais gastos desnecessários, melhorar nossas vendas e como consequência trazer um maior retorno sobre o investimento”, projeta Prudencio.
Soluções para gestão empresarial
A Senior, que já atende diversas empresas de varejo, oferece soluções tecnológicas moldadas às necessidades das grandes empresas multilojas. Entre os principais benefícios estão a automatização de processos financeiros, a maior agilidade na análise de crédito e no acompanhamento dos resultados e mais precisão na análise de informações estratégicas.
O sistema de gestão empresarial da Senior – disponível no mercado há mais de 20 anos – é usado como backoffice na sede e cada uma das lojas tem acesso às informações necessárias para sua operação. A vantagem desta autonomia é que, se houver uma pane no sistema de comunicação, por exemplo, os terminais continuarão a funcionar.
O destaque da solução da Senior fica por conta da economia de esforços para o cliente na integração entre matriz e filiais. Com isso, consegue-se maior uniformidade na aplicação das políticas comercial e de crédito em todas as unidades da empresa e mais controle dos fluxos de contas a pagar e a receber. As soluções para ambos os segmentos estão adequadas ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e têm as devidas homologações, como PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal – Emissor de Cupom Fiscal) e TEF (sistema para transações com cartões de crédito e débito).
Comments