Um dos grandes desafios enfrentados pela CIO dos hospitais Beneficência Portuguesa, grupo composto por três unidades, todas na capital paulista, foi implantar o prontuário eletrônico no BP Filantrópico, com 220 leitos e o único da rede cujo atendimento é 100% de pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, e que é deficitário. A questão se concentrava em como obter os recursos necessários para esta iniciativa e o que isso agregaria efetivamente de valor para a instituição.
O cuidado com o paciente foi a chave para um processo que envolveu a obtenção do grau 6 da certificação da HIMMS – Healthcare Information and Management System Society, organização mundial que atribui notas de 0 a 7 para hospitais de acordo com o nível de segurança para o paciente. Somente 10 hospitais brasileiros atingiram este patamar. No dia a dia isso significou redução de erro de medicação, do índice de infecção hospitalar, do tempo médio de permanência do paciente, aumento da notificação dos procedimentos realizados facilitando um trabalho mais preditivo a partir do que foi feito anteriormente com base em dados reais e o nivelamento dos três hospitais do grupo por meio da tecnologia. “A certificação prova a qualidade do serviço”, destaca Lilian Hoffmann, e dá destaque para o hospital.
E como driblar a questão dos custos para a implantação deste processo, que só no BP Filantrópico foi de R$ 7 milhões, é o que Lilian vai detalhar no workshop “Transformando custos em resultado – O CIO desmistificando o papel da TI ” promovido pela Cionet Brazil no dia 21 de Junho na Unidade Educacional Nações Unidas/FIA, na avenida das Nações Unidas, 7221, Alto de Pinheiros, das 8:30 às 11:45. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no link: http://www.cionet.com/events/89448/ para associados e para não associados em: eventos_brazil@cionet.com .