m 2020, serão 5,7 bilhões de pessoas com celular no mundo, 1,9 bilhão a mais que atualmente. Os números são de um relatório divulgado em abril pela GSMA (Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis, em português), que indica ainda que no decorrer dos próximos quatro anos o Brasil terá 18 milhões de novos usuários de celular. O estudo prova o que se tem visto diariamente: pessoas fazendo tudo via celular, inclusive comprando passagens de ônibus.

Para tornar ainda mais seguro esse tipo de transação, oGuichê Virtual, startup brasileira líder na venda de passagens de ônibus online, lançou uma nova funcionalidade para seu aplicativo: agora os clientes podem finalizar a compra das passagens apenas com aimpressão digital, facilitando ainda mais a vida do usuário, que não precisa inserir senha e nem os dados de pagamento já utilizados em outras ocasiões.
A empresa é a primeira do setor a implementar a autenticação digital em sua operação e o recurso já está disponível no sistemaAndroid para os celulares que possuem o sensor biométrico e será lançado paraiOSnas próximas semanas.
“Desde o início, trabalhamos com o app nativo, desenvolvido especificamente para mobile, pensando na comodidade e praticidade para os usuários. Isso nos possibilita entregar aos nossos clientes um app em que as páginas carregam mais rapidamente e inovarmos com funcionalidades como o pagamento por biometria e a identificação do cartão de crédito apenas apontando os números para a câmera do smartphone”, diz Halyson Valadão, COO do Guichê Virtual.
Outra novidade é relacionada ao layout do aplicativo: já disponível no sistema Android, todo o design foi remodelado para ser ainda mais amigável e facilitar a navegação do usuário. Desde que foi lançado, em agosto de 2016, o app nativo da empresa já foi baixado por 100 mil pessoas. Atualmente, 51,87% de todas as compras de passagens pelo Guichê Virtual são feitas via mobile.
Os números expressivos se justificam pela conveniência e praticidade que o aplicativo proporciona. Único no mercado capaz de finalizar a compra da passagem em menos de um minuto, o app encontra as rodoviárias mais próximas por geolocalização, envia pushes com alertas de interesse do cliente e permite que o passageiro cancele a compra de passagem sem custo. Esta agilidade provém da capacidade que o sistema possui de salvar as preferências de cada usuário, utilizando dados de compras anteriores e disponibilizando rotas favoritas e sugestões baseadas nos hábitos do viajante.