A Stefanini Scala, coligada do Grupo Stefanini que já atende a quase 100% do portfólio de software da IBM no Brasil, implementa UrbanCode Deploy e Release, solução de automação de deploy de aplicações e controle na TecBan, empresa especializada na gestão de redes de autoatendimento bancário que atua como a rede externa dos bancos e é reconhecida por seus elevados índices de disponibilidade, qualidade e segurança.
A solução consiste em automatizar os processos de infraestrutura e implantação de uma aplicação. Desse modo, os recursos proporcionam a articulação entre os times de desenvolvimento e de operação, reduzindo possíveis erros nas fases de testes e implantação.
Entre os principais ganhos com a solução destacam-se: redução de 90% nos custos com as implementações realizadas via UrbanCode; redução média de 75% no tempo de execução das implantações e redução de 60% do tempo de versionamento(*) da aplicação central.
“Precisávamos ampliar o controle de versão implantada em cada ambiente para termos mais agilidade no processo de implantação, além de visibilidade, transparência e governança nas entregas de software. A Stefanini se mostrou capacitada para essa tarefa, pois possui conhecimento técnico e experiência reconhecidos no mercado”, afirma Alexandre Pacianotto, gerente executivo de TI da TecBan.
Implementação
O projeto foi iniciado em 2016 com a criação dos fluxos de implementação do sistema central (core) da empresa. Após a realização de POC (Proof of Concept) – que nada mais é do que mostrar ao cliente as qualidades da solução na prática, utilizando seu próprio ambiente – com as principais soluções de automação de deploy do mercado, foi classificada a solução UrbanCode Deploy e Release para implementação.
Atualmente, o processo de implantação de novas versões do sistema central é realizado 100% via UrbanCode. “Estamos lisonjeados em participar ativamente desse projeto grandioso na TecBan, na qual já temos uma relação de longa data. A ideia é que ainda no primeiro semestre de 2017 seja feita a expansão da solução para seis sistemas, cuja implantação ainda é realizada de forma manual”, diz Roberto Ameriot, diretor comercial da Stefanini Scala.
Resultados significativos
Garantir que o resultado final do deploy realizado seja o mesmo de quando era feito manualmente está entre os principais desafios do projeto na TecBan. Além disso, segundo Alexandre Pacianotto, é imprescindível garantir a rastreabilidade de todos os comandos realizados pela solução no ambiente que está sendo executada a implementação, além de ser necessário criar um único fluxo para cada aplicação, que deve ser utilizado em todos os ambientes.
Os principais resultados obtidos com a solução da Stefanini Scala são:
§ Redução do risco de falha: foi reduzido o risco de falha de execução manual;
§ Redução de custo: redução de 90% no custo de implementação para o sistema central;
§ Garantia de execução dos mesmos procedimentos para todos os ambientes: utilizam o mesmo fluxo/procedimento de implantação desde a pré-produção até os seis ambientes paralelos de produção;
§ Garantia de instalação da mesma versão: utilização do mesmo binário em todos os ambientes;
§ Redução no tempo de execução: 28 minutos para implementar a solução em outros ambientes;
§ DashBoards de controle de versões instaladas nos ambientes.

(*) Versionamento de uma aplicação tem como foco principal documentar as inclusões, alterações ou até mesmo exclusões de funcionalidades.